Connect with us

DESTAQUES

OUTUBRO ROSA | Saúde oferta 200 ultrassonografias, diversos exames de prevenção e realiza caminhada em Marcolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia, na gestão “Amor e respeito pelo povo”, do prefeito Dr. Corinto Matos, através da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu diversas ações alusivas à Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar atenção para prevenção ao câncer de mama. O tema deste ano foi “Ame-se. Previna-se. Marcolândia abraça essa causa”.

A campanha contou com apoio além do prefeito Corinto Matos e do vice-prefeito Valmir, da Dondocas Studio de Beleza e do Espaço Beleza Feminina, bem como da Universidade Federal do Piauí por meio dos acadêmicos do curso de Nutrição, da UNOPAR com os estagiários do curso de Enfermagem, e o Instituto FESN com técnicos em Enfermagem e técnico em Estética.

Programação de atividades

As ações contemplaram a zona urbana e zona rural durante toda a semana. Na segunda feira, dia 18/10, a equipe de PSF da zona rural coordenada pela enfermeira Waneska, juntamente com seus agentes de saúde levaram a Campanha do Outubro Rosa para a comunidade Serra dos Elias, ocasião em que foram ofertados coleta de exame para prevenção, exame clínico da mama, (sendo que todas as mulheres acima de 50 anos foram encaminhadas para a Secretaria de Saúde no dia 20/10 para fazerem ultrassonografia mamária), aferição de sinais vitais e glicemia capilar.

Durante a terça-feira (19), as ações prosseguiram também na zona rural

Nos dias 20 e 21 (quarta e quinta-feira) as equipes da Saúde Municipal desenvolveram triagem com aferição de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação nutricional e orientações com fisioterapeuta e profissionais do NASF, cadastro de nomes para doação de sangue, cortes de cabelos para doação e envio à Fundação Maria Carvalho Santos em Teresina para confecção de perucas destinadas às mulheres em tratamento ao câncer de mama, com as cabeleireiras Auzilene e Talita.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-10-21-at-17.34.55.jpeg

Foram realizados exames de ultrassonografias mamárias para mulheres acima de 50 anos e aquelas abaixo de 50 anos que após o exame clínico foi detectado alguma alteração, bem como realização de prevenção do câncer de colo uterino, exame clínico das mamas com as enfermeiras Mônica, Nathalia e Vera e massagem relaxante para as mulheres.

Os atendimentos alcançaram mais de 500 mulheres.

O prefeito Dr. Corinto Matos parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde que tem à frente a secretária Domitília Alencar e destacou que o Outubro Rosa é importantíssimo, pois a prevenção é o melhor remédio.

“Quero aqui parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde, em nome da secretária Domitília Alencar, e todos os coordenadores e profissionais da saúde de Marcolândia”, disse.

“A saúde de Marcolândia hoje está de parabéns, pois revolucionaram as ações que a gente tem feito desde segunda-feira. É uma semana de ação realizando prevenção, exames, e foi autorizado pela Prefeitura 200 ultrassonografias mamárias. O médico atende desde ontem, é um número expressivo e fazemos a pré-triagem naqueles casos que aconteça algum nódulo ou alteração, a gente aumenta essa quantidade, não tem limites. Aqui fizemos aferição de pressão, testes de glicemia, massagem linfática, atendimento fisioterapêutico e odontológico com aplicação de flúor e prevenção de carie bucal”, destacou.

O prefeito Corinto citou os profissionais Severiano Gomes e a enfermeira Mônica em relação a doação capilar. “Uma grande ação do nosso coordenador Severiano e da enfermeira Mônica, em questão da doação de cabelo para as pessoas que tanto precisam e iremos doar para as mulheres que precisam. O trabalho está sendo bem feito e parabéns a todos os profissionais!”, parabenizou o gestor anunciando a culminância da semana de atividades do Outubro Rosa.

A primeira-dama e secretária de Educação, Auxilia Matos, enfatizou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e destacou o objetivo.

“O objetivo foi mobilizar o maior número de mulheres e a gente pode ver que essas mulheres estão se cuidando para que no futuro não haja nada grave. O nosso prefeito Dr. Corinto está dando total apoio junto as demais secretarias, que estão apoiando e incentivando. Quero ressaltar que essas ações não são realizadas apenas agora no Outubro Rosa, elas são realizadas com frequência, mas a Secretaria de Saúde achou importante também fazer os mutirões. A secretária Domitília e toda equipe da Saúde estão de parabéns por tanta mobilização, e o trabalho realizado nesses dias foram significativos para todas as mulheres”, disse.

O secretário de Assistência Social, José Valdemiro (Birica) disse que a execução das ações da campanha preserva o povo de Marcolândia.

Publicidade

“O Outubro Rosa é de grande importância, pois estamos preservando o nosso povo. É uma campanha que tem que ter todo apoio como está tendo do prefeito Dr. Corinto Matos, e dizer que essa prevenção tem o sentido que é preservar vidas. As mulheres estão sendo acompanhadas através do exame de mama e do colo do útero, então vamos alertar e mobilizar a população”, pontuou.

O coordenador da Saúde, nutricionista Severiano Gomes, frisou que os tipos de atendimentos são realizados rotineiramente. Entretanto, em alusão ao mês foi preparada uma programação diferenciada.

“O Outubro Rosa é um mês comemorado internacionalmente em prevenção ao câncer de mama e também do colo de útero, e o município de Marcolândia já vem trabalhando essas prevenções no cotidiano nos atendimentos e na Estratégia de Saúde da Família, em todas as ações que a gente realiza. Como o mês chama essa atenção maior para esse cuidado da mulher, para esse chamado, preparamos uma programação diferenciada que a gente pudesse trabalhar com resultados tanto na parte educativa como na preventiva”, explicou.

“A nossa programação tem o tema: Ame-se. Previna-se. Marcolândia abraça sua luta, onde abraçamos a luta das mulheres que já tiveram ou que estão com câncer, e essa prevenção no município. A gente chamou também bastante atenção na Torre Rosa, que as pessoas que visitam ou passam pela BR já veem o local com o intuito de chamar a atenção para a campanha”, disse.

Neuma Alves Gomes foi uma das beneficiadas com os atendimentos da campanha.

“Estou muito feliz e agradeço muito ao prefeito Dr. Corinto por estar aqui fazendo esses exames de câncer de mama e de prevenção. Estou confiante e tenho certeza que vai dá tudo certo!”, disse.

Caminhada

Na tarde desta sexta-feira (22), uma caminhada culminou com as ações da campanha. No encerramento os participantes puderam fazer o preparativo – alongamento antes da caminhada – com as orientações de um educador físico. Ao final foi ofertado um lanche saudável. A atividade contou ainda com a participação das Rosas da Bike que integram a equipe do Pedal Rosa.

VEJA FOTOS

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DOS ATENDIMENTOS

Publicidade

VEJA ABAIXO FOTOS DA CAMINHADA

CLIQUE AQUI NO LINK E VEJA MAIS FOTOS DA CAMINHADA

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS