Connect with us

DESTAQUES

Prefeita de Pio IX esclarece denúncias sobre situação do transporte de alunos, durante entrevista na FM Cidade Verde, em Teresina

Publicado

em

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (20), na rádio FM Cidade Verde, em Teresina, a prefeita de Pio IX, Regina Coeli Viana de Andrade, esclareceu sobre denúncias que foram lançadas contra sua administração apontando irregularidades no transporte de alunos da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com as denuncias, crianças estavam sendo transportadas em veículos “Pau de Arara”, por conta dos ônibus não oferecerem condições adequadas de transporte, além de escolas que estavam fechadas e deterioradas.

São 69 (sessenta e nove) rotas referentes ao transporte escolar em todo território que abrange o município, com uma extensão de aproximadamente 2 mil quilômetros quadrados, tendo que atender em dois turnos: manhã e tarde.

“O transporte escolar de Pio IX não é diferente dos transportes de outros municípios. Os municípios hoje encaram esses desafios. Pio IX possui uma zona rural muito extensa em mais de setenta por cento do território. As pessoas residem principalmente na zona rural”, ressalta.

“Além da frota de ônibus no município temos transportes locados e atendemos mais de dois mil alunos com transporte escolar. Isso é um desafio porque temos 69 rotas, em dois turnos: manhã e tarde. Os alunos nunca foram prejudicados, nunca deixaram de estar na sala de aula porque o transporte escolar não passou”, esclareceu.

Publicidade

A frota de transporte escolar possui 12 ônibus do município, além de dois micro-ônibus, vans, combi e a caminhonete adaptada para transportar alunos.

“Precisamos aumentar a frota de ônibus escolares, mas o município por si só com recursos não consegue. Temos três ônibus esperando reposição de para-brisas que já estão no município. A gente faz a licitação de auto peças e nem sempre o fornecedor tem a peça na hora do pedido. Eu acompanhei o transporte destes para-brisas e tem todo um cuidado. Esses para-brisas estão lá e são três ônibus que aguardam manutenção”, explicou.

“Há ônibus com oito anos de uso rodando dois turnos por dia em estradas de terra”, revelou.

Durante entrevista, Regina Coeli, prefeita de Pio IX, foi questionada sobre uma pendência da gestão anterior que de acordo com a entrevistadora, estava impedindo a aquisições de novos veículos.

“Passamos alguns anos sem poder fazer aquisições de novos ônibus por conta de uma pendência, o que é uma pena […] encontramos a construção de uma creche iniciada e o recurso dela foi utilizado na base, ou seja, construíram uma creche para baixo. Conseguimos com recursos próprios tirar essa pendência do município, para assim conseguirmos novos veículos e fazer mais convênios para beneficiar Pio IX. Essa creche vai começar a funcionar em fevereiro de 2020 porque ela já está concluída e vamos, pela primeira vez, incluir na Educação do município, crianças com idade de 01 ano”, respondeu acrescentando que serão mais de 120 (cento e vinte) crianças beneficiadas com a nova creche, que, por conta de estar inacabada na época, prejudicou a administração.

Publicidade

“Nossa preocupação é fazer com que as crianças cheguem até a escola, e, mais do que isso, com a qualidade do nosso ensino. Temos o projeto Borboleta, idealizado pelas professoras Ruthinéia Vieira e Osana. Esse projeto que iniciou na Casa Meio Norte, foi para Oeiras e para outros municípios. Implantamos o Borboleta neste ano em Pio IX e é muito gratificante sentirmos como a auto estima dos alunos cresceu e a realidade das escolas foi modificada”, declarou afirmando que os alunos de primeira a quinta série que não conseguíam ler e escrever na idade certa, hoje têm o domínio da escrita e da leitura.

O projeto Borboleta foi implantado no início do ano, no primeiro semestre, período letivo da Educação de Pio IX.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS