Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

III Festival Junino de Vera Mendes tem viagem cultural pelo Brasil e shows de forró; veja fotos

Publicado

em

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes promoveu o Festival Junino, uma festa popular que celebra o mês de junho, época das grandes festas que movimentam a região Nordeste e que valorizam a cultura popular da região.

Para o evento, o governo municipal prepara uma grande estrutura. A cada ano, a cidade fica colorida e mais bonita com uma decoração típica da região nordeste. Na praça de eventos são montadas dezenas de barracas, além de palco, som e iluminação. Em cada edição, o evento abordou uma temática diferente. Em 2015, o tema foi “Uma viagem pelo Brasil”, apresentando um misto de tradição e modernidade cultural.
[divider]
COBERTURA FOTOGRÁFICA: Clique aqui e veja 299 fotos do evento!
[divider]

Um dos momentos mais bonitos do Festival são as apresentações culturais, um espetáculo de coreografias, cores e figurino, protagonizado por crianças e adolescentes, alunos da rede municipal de ensino ou assistidos pelos programas sociais, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Da região Nordeste, figuras como Luiz Gonzaga, conhecido como o rei do baião, e Lampião, o rei do cangaço, foram lembrados. Também foram apresentadas danças tradicionais, como o reisado, bumba meu boi e as quadrilhas juninas.

Outro atrativo do III Festival Junino foram os shows de forró. Duas atrações se apresentaram no palco cultural, as bandas Muleke Doido e Tô na Farra. O forró, ritmo que predomina nas festas juninas, embalou milhares de pessoas que lotaram a praça de eventos.

O prefeito Milton Oliveira comemorou o crescimento e o sucesso da festa. “Estamos muito felizes com o sucesso da nossa festa. Em apenas três anos de realização, o Festival Junino de Vera Mendes se torna uma tradição e já se consagra como uma das maiores do nosso município e da região. A cada ano temos uma festa ainda maior e mais bonita. Estamos resgatando a nossa cultura, que estava esquecida, quando assumimos o governo municipal. É importante ressaltar que a população aprovou desde o primeiro ano a nossa iniciativa de realizar essa festa. Prova disso e a grande participação de pessoas de todas as idades nas três edições”, disse.

Publicidade

O gestor agradeceu a todas as pessoas do nosso município e de outras cidades da região que prestigiaram a festa. “Quero agradecer a nossa equipe de governo, que se empenhou para realizar essa grande e bonita festa. Estão todos de parabéns!”, disse.

A primeira dama Gardênia Silva, uma das principais organizadoras da festa, falou sobre os objetivos da festa. “Além de promover entretenimento e lazer para a população, o Festival se apresenta como instrumento pedagógico. Esse ano, além das nossas tradições, fizemos uma viagem e apresentamos as características culturais de outros Estados e regiões do Brasil. Dessa forma, estamos proporcionando um crescimento cultural”, disse.

Gardênia destacou que todo o material da festa, desde figurino, decoração e coreografias, foi produzido no próprio município. “Foi tudo feito com muito carinho pela nossa administração para as famílias de Vera Mendes. Fica a alegria de termos alcançado por mais um ano o nosso objetivo, e de já, a expectativa de qual será o tema do próximo ano”, pontuou.

O III Festival Junino foi prestigiado por diversas autoridades. Dentre outros, o prefeito Milton Oliveira, a primeira dama e secretária de Saúde, Gardênia Silva, os vereadores Carlinhos Silva, Chiquim de Adão e Andreia Sampaio, os secretários municipais Elisângela Marques (de Educação), Antônio José (de Agricultura), Valdeni Paula Borges (de Assistência Social), Jardes Silva (de Controladoria), além dos prefeitos Paulo Lopes (Itainópolis) e Adriano Veloso (Conceição do Canindé), dentre outros.

Mais fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS