Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS│Projeto Impacto Sertão Livre realiza atendimento médico, odontológico e religioso na Penitenciária Masculina

Publicado

em

Em mais uma ação social desenvolvida entre as diversas já realizadas desde a chega na cidade de Picos, o Instituto Livres em parceira com a Prefeitura Municipal de Picos, na administração do prefeito José Walmir de Lima, desenvolve o Projeto Impacto Sertão Livre. O projeto realizou durante toda esta quarta-feira, atendimento médico, odontológico e religioso na Penitenciária Masculina José de Deus Barros.

A visita dos voluntários teve também como missão levar a palavra de Deus como forma de envangelização dos albergados.

O diretor executivo e coordenador da ação Impacto Sertão Livre no Presídio, Cléver Murilo, afirmou que a ação desenvolvida durante toda esta quarta-feira, tem como objetivo levar a palavra de esperança, acolhimento e abraço aos detentos.

“Acreditamos que há sim uma esperança e uma segunda chance para todos que estão aqui. Nós tivemos uma segunda chance e por que não eles? Nós somos amados e podemos também dar amor para eles que estão albergados” declarou o coordenador e diretor executivo.

Durantes a visitas, vários voluntários cantaram músicas evangélicas e na ocasião foi distribuído para cada detento dos quatro pavilhões A, B, C e D, o livro Pão Diário.

Publicidade

Cléver destacou ainda que o livro é uma forma de incentivar os custodiados à leitura e explicou o método de leitura a ser praticado. Aproximadamente 600 livros foram distribuídos como forma de fomento a leitura e entretenimento cujo conteúdo literário aborda sobre esperança e comunhão cristã.

“Esse livro traz em seu conteúdo literário, amor, esperança e serve também como forma de ocupação diária. São mais de 360 páginas onde cada pessoa pode fazer a leitura de uma página por dia. Esse é um método utilizado que traz preenchimento diário e ocupação mental e espiritual” explicou Cléver.

Atendimento médico, odontológico e religioso contempla a população carcerária na ação social. Cerca de 12 presos passaram pelos profissionais da odontologia para a realização de diversos procedimentos odontológicos. Entretanto, a assistência médica coordenada pela médica infectologista, Karina Gonçalves, juntamente com sua equipe contempla os detentos.

Entre os serviços de saúde prestados pela equipe, desde medicamentos a testes de Epatite tipo B e C, estão também testes de Sífilis e HIV. Em caso de identificação de contaminação, o paciente será encaminhado para o CTA e o Serviço de Atendimento Especializado para iniciar tratamento o mais rápido possível.

“Nosso objetivo é atender todos os custodiados que necessitam de atendimento médico. Há também a distribuição de medicamentos e os teste rápidos. Caso haja identificação de doenças como Epatite B e C, assim como Sífilis e HIV, haverá encaminhamento para unidade de atendimento especializado para dar início ao tratamento de forma mais rápida possível” pontuou a médica.

Um dos detentos que teve sua identidade em sigilo declarou que a vinda do projeto para a penitenciária trouxe mais segurança espiritual e esperança.

Publicidade

“Esse projeto é nota dez. A vinda deles pra cá deu mais força espiritual pra nós. Hoje a gente sentiu maior firmeza, esperança e presença de Deus” revelou um albergado.

O contato entre os voluntários do Impacto Sertão Livre, afirma o diretor da unidade prisional, Sinval Hipólito, se deu através da coordenação da equipe, onde foi acertado a realização dos atendimentos, visto que há necessidade de atenção e atendimento aos presos.

“Essa ação é de grande importância porque estão trazendo a palavra de Deus e os profissionais na área médica e da odontologia. É um ponto muito positivo para os detentos, para administração do presídio e também para a Secretaria de Justiça” disse.

Indagado sobre os atendimentos extras oferecidos à população carcerária, Sinval explicou que semanalmente há dois médicos que atendem toda semana, uma dentista com atendimentos todas as segundas e quartas-feiras.

“Hoje nossa unidade prisional está bem atendida. Tem profissional médico, advogado, duas assistentes sociais, uma psicóloga.  Estamos com uma equipe boa. Esse é um evento que traz a palavra para cada um deles de tentos e assim possam ter um psicológico mais sadio. Estamos aqui comprometidos com cada detento com a questão de saúde, da educação e ressocialização” declarou o diretor da Penitenciária José de Deus Barros.

Publicidade

Aproximadamente 400 pessoas estão custodiadas na Penitenciária Masculina José de Deus Barros, em Picos.

_Veja mais fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS