Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VAQUINHA VIRTUAL | Associação busca ajuda para guias e comunidade da Serra da Capivara

Publicado

em

A pandemia do coronavírus trouxe consigo inúmeros prejuízos e desafios para todos, especialmente para quem trabalha com o ramo do turismo. O Sítio do Mocó, localizado no município de Coronel José Dias, porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Capivara, foi um dos prejudicados com a proliferação da doença no Estado.

Com um grande número de pessoas que vivem do turismo com vendas de artesanatos, hospedagens e guiando turistas, a comunidade tem sofrido com a falta do sustento, visto que as visitas foram proibidas como meio de enfrentamento e combate à Covid-19.

Sítio do Mocó – Parque Nacional Serra da Capivara

A Associação Pimenteira, formada por guias do local, impulsionada por uma turista, decidiram buscar ajuda financeira para suprir necessidades primárias dos trabalhadores da localidade, de acordo com a presidente da associação, Eliete Silva.

“A ideia foi de uma turista do Rio de Janeiro, a Márcia Medeiros, que visitou o Parque e ficou hospedada na comunidade Sítio do Mocó, que é uma comunidade que fica no entorno no parque. A maioria das pessoas dessa comunidade trabalham no parque, seja na cerâmica da Serra da Capivara, nos locais de hospedagem, no Museu da Natureza ou como guias de turistas. Quando ele foi fechado, no dia 17 de março, elas perderam seu emprego e ficaram sem ter como trabalhar. Ela entrou em contato com o guia que a acompanhou no passeio, que foi o Mário, e fez uma proposta de ajudar a divulgar o parque para arrecadar fundos para o Sítio do Mocó”, detalhou Eliete.

A presidente da Associação Pimenteira disse que a turista, com o propósito de ampliar a divulgação da campanha de arrecadação de fundos para os moradores do sítio do Mocó, dependentes do turismo, pediu que fosse aberta uma página de “vaquinha virtual”.

Publicidade

“Ela [a turista] disse que queria uma associação para dar suporte maior na campanha e a gente resolveu dar apoio à divulgação. A Márcia pediu que colocássemos no site de “vakinha” e que a ajuda fosse direcionada também para os guias e condutores de visitantes da Associação de Pimenteira, onde temos 13 pessoas que são filiadas. Estamos recebendo doações que são direcionadas para o pessoal do sítio e associados que, infelizmente, estamos impossibilitados de trabalhar para garantir nosso sustento”, informou.

Eliete Silva declarou que já foram compradas 71 cestas básicas com o dinheiro já arrecadado, as quais foram distribuídas na comunidade Sítio do Mocó. Outra parte do dinheiro foi usada para quitar contas pessoais dos guias e condutores de turistas.

Eliete, temerosa pelo período em que o Parque Nacional Serra da Capivara continuará fechado, clama pela ajuda de todos que conhecem e admiram o trabalho feito pelas pessoas da região e guias. Ela também agradeceu a todos que se empenharam desde o início da campanha.

“Agradecemos a todas as contribuições e esperamos que a ajuda continue, porque não temos previsão de quando isso vai passar e sem trabalharmos, precisamos sobreviver”, destacou.

Além do site no vakinha virtual, a Associação Pimenteira disponibilizou uma conta bancária, pois algumas pessoas, por saberem que o site retém uma porcentagem do dinheiro doado, quiseram entregar integralmente suas doações. Segue abaixo a conta:

Publicidade

Quem quiser conhecer mais sobre a Associação Pimenteira pode entrar na página do Instagram pelo @ospimenteira. Mais informações sobre a campanha podem ser fornecidas através do telefone (89) 981261435.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS