Connect with us

ENTRETENIMENTO

Hérnia de disco: especialista explica cirurgia de Wesley Safadão

Publicado

em


Problemas físicos não são novidades para aqueles artistas que passam meses em cima dos palcos performando para seus fãs. No entanto, estes problemas podem se agravar e, em determinado casos, obrigar aos músicos que façam procedimentos cirúrgicos. 

    Reprodução/Instagram

Este foi o caso de Wesley Safadão que, após se ausentar dos palcos, precisou realizar uma cirurgia para retirada de um hérnia de disco. Para entender a cirurgia do cantor e prever quando o músico poderá voltar aos palcos, a coluna LeoDias conversou com o neurocirurgião do Hospital Albert Einstein, Wanderley Cerqueira.

Entenda o que é hérnia de disco 

O especialista explica que hérnias de disco ocorrem quando os tecidos de cartilagem que ficam entre as vértebras, localizadas na coluna, sofrem um desgaste. “Esses tecidos cartilaginosos, que funcionam como amortecedores entre as vértebras, degeneram com o passar do tempo. Significa que o tecido vai desidratar. Com isso, a parte central, ou seja, o núcleo da vértebra sai da posição natural e vai para o canal vertebral, saindo do canal da espinha que é onde, tanto do lado esquerdo, como do lado direito, saem os nervos que vão para os membros inferiores”.

Cerqueira detalha que a manifestação das hérnias ocasionam em dores e inflamações intensas, que se estendem por toda a perna. Podem causar “adormecimento”, fraqueza muscular, atrofia e alteração dos reflexos das pernas.

Publicidade

A principal causa para hérnias de disco é mais simples que aparenta: idade. “Uma das causas mais comuns que acontece mais com o paciente adulto. Com o passar do tempo, é natural que se perca parte desta função amortecedora. É consequência de ficarmos em pé, com o passar dos anos, vamos acumulando microtraumatismos”, explicou o cirurgião.

A cirurgia de Wesley Safadão 

Wanderley Cerqueira explicou que a primeira abordagem que geralmente é feita para casos como o de Wesley Safadão é conservadora, fazendo tratamentos que chegam a durar seis semanas. No entanto, a partir do momento em que o paciente apresenta alterações motoras, se mostra necessário a intervenção cirúrgica.

As cirurgias adotadas costumam ser rápidas e com mínima intervenção: “São dois tipos: microcirurgia para remoção de hérnia de disco lombar, removendo aquilo que comprime o nervo, ou seja, a hérnia ou uma minimamente invasiva que é feita por endoscopia da coluna”.

Os principais cuidados que devem ser seguidos na mesa de cirurgia, segundo o médico, são voltados para que o paciente não sofra lesões na raiz nervosa, com infecções e uma boa cicatrização dos cortes.

Publicidade

Recuperação e volta às atividades normais 

Em comunicado publicado para fãs e imprensa, a equipe do cantor informou que todos os shows de Wesley Safadão marcados até 10 de julho foram cancelados. Em contato com a coluna, a equipe do artista ainda não confirmou uma data para que o cantor volte aos palcos.

No entanto, o neurocirurgião Wanderley Cerqueira salientou que a recuperação não costuma ser muito demorada: “Sem as complicações, tendo uma boa evolução, o paciente pode voltar a suas atividades normais entre 20 e 25 dias”.

Fonte: 180 Graus/As informações são da coluna do Léo Dias no Metrópoles.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS