Connect with us

GERAL

Em Belém, vaqueiros e agricultores participam da cavalgada e missa de São José e agradecem pelas chuvas

Publicado

em

Depois de anos sofrendo com os baixos volumes de chuvas e, consequentemente, perdas na produção agrícola, esse ano, agricultores de municípios da região de Picos comemoram as chuvas e vivem as perspectivas de uma boa safra.

No último sábado, dia 14 de março, em Belém do Piauí, foi dia de agradecer pelo bom inverno. Aproximadamente 200 vaqueiros de diversos municípios participaram da 3ª cavalgada de São José, evento que integra a programação religiosa do festejo de São José, santo padroeiro do município.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

Nas duas edições anteriores, os vaqueiros e agricultores elevavam suas orações aos céus e pediam chuvas a São José. Esse ano, a cavalgada teve um outro sentimento, de agradecimento.

“Nos outros anos a gente vinha pedir chuva pra São José. Esse ano a gente veio pra agradecer pelas chuvas”, disse o vaqueiro José Ribamar de Sousa, de 55 anos, que veio do povoado Riacho do Padre, município de Padre Marcos, e participou da missa montado em seu cavalo.

Publicidade

A cavalgada partiu do povoado Caboclo, onde também está situada a mais importante represa do município de Belém, que mesmo com o aumento na precipitação pluviométrica, ainda registra um baixo volume de água acumulada. De lá, os vaqueiros seguiram em cavalgada pela rodovia estadual PI  243, em direção à cidade, distante cerca de 4 km. Os vaqueiros foram seguidos por dezenas de motos e carros.

À frente, montados, o padre Fernando Amando, pároco local e idealizador da cavalgada, prefeito de Belém, Ademar Carvalho, que conduzia a bandeira do município, o prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, que conduzia a bandeira do Piauí, além do vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e dos vereadores Ildmar Granja e Raimundo Sousa.

Na cidade, foram acolhidos pela população, que se aglomerava nas calçadas. A cavalgada encerrou em frente a Igreja de São José, onde aconteceu a santa missa em homenagem ao vaqueiro e o agricultor. A celebração foi presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, e concelebrada pelo padre Fernando Amando. Os comentários da missa, foram feitos em forma de versos pelo leigo Feliciano Alencar, de Francisco Macedo.

A missa foi campal, em frente ao templo religioso. No local, foi preparado um espaço para abrigar os vaqueiros e seus cavalos, possibilitando que os mesmos participassem da missa montados.

Ao final, foi realizado o sorteio de dezenas de brindes entre os vaqueiros inscritos. Todos também ganharam camisetas do evento.

Publicidade

O padre Fernando Amando, filho de um vaqueiro agricultor, comemorou o sucesso da cavalgada. “Foi a maior que já fizemos em Belém e uma das maiores da região. Esse ano em tudo deu certo, inclusive, nas chuvas, porque se existe algo que Deus pode mandar para o vaqueiro, para o agricultor, que traz felicidade, chama-se chuva, e nós temos o testemunho que a nossa terra choveu bastante, que teve essa bênção, e tudo colaborou para essa bela cavalgada.”, disse.

O pároco relembrou que quando chegou na Paróquia trazia o desejo de realizar uma noite do festejo de São José em homenagem ao homem do campo, àqueles que fizeram história e que merecem ser lembrados, homenageados. “Sou muito grato ao povo de Belém do Piauí por acreditar nesse sonho, nessa ideia de ter uma noite do festejo de São José dedicado aos homens do campo, aos vaqueiros. Começamos de forma tímida, e hoje, na terceira edição, a gente vê o crescimento, essa grande participação dos vaqueiros do município e de toda a região”, disse, parabenizando ao povo de Belém pela organização. “Fico muito feliz, pois sei que um dia quando o padre Fernando não estiver mais aqui, essa cavalgada vai continuar, porque já está na vida do povo de Belém”, pontuou.

Irineu Antônio Dantas Leal, da equipe de organização, falou da emoção de ver a cavalgada sendo abraçada pela comunidade. “Emoção uma muito grande. É uma cultura da gente que estava apagada em nosso meio e precisava ser resgatada com o apoio da nossa igreja, do poder municipal, e hoje, vejo tantas crianças, tantos jovens participando, envolvidos nisso. Pra mim isso é das coisas mais bonitas que acho. O agricultor destacou o bom inverno e disse que o homem do campo tem o que agradecer. “Nós temos que agradecer a Deus pelas chuvas que tem dado. Deus dando chuva e saúde, o resto a gente consegue”.

O prefeito Ademar Carvalho, que tem suas origens da roça e pelo terceiro ano apoiou e participou da cavalgada, salientou que o homem do campo merece essa homenagem, considerando a importância que tem para o desenvolvimento do município, a partir da produção agrícola que chega na mesa das famílias. “A gente reconhece a importância do vaqueiro e do agricultor, por isso a gente apoia a igreja desde o primeiro ano da cavalgada. Essa é uma homenagem justa!”, disse.

Ademar salientou que sua gestão tem trabalhado para melhorar as condições de vida da população que reside na zona rural, seja na recuperação das estradas que garantem o acesso às comunidades, no abastecimento de água, com a oferta de serviços essenciais como educação e saúde, e na busca da expansão da rede de energia elétrica no campo. “Agora mesmo, com a chegada das chuvas, nós preparamos as terras de muitas famílias para o plantio e distribuímos sementes de milho e feijão, e graças a Deus, esse ano vai ter uma boa safra”.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS