Connect with us

GERAL

Exposição reúne artes santeiras de artesões piauienses e de outros estados em Teresina

Publicado

em

O XVII Salão de Arte Santeira do Piauí acontece na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina, entre os dias 18 de novembro e 6 de dezembro. A exposição reúne obras de 14 artesãos piauienses e de oito artesãos de outros estados brasileiros.

O evento local acontece concomitantemente com o I Salão Nacional de Arte Santeira, esta última sendo uma exposição que tem como objetivo dar oportunidade e visibilidade aos artesãos de outros estados. Nesta edição, foram selecionados artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Goiás.

O tema escolhido para a exposição deste ano foi São Francisco, o idealizador do presépio.

“A primeira característica é que São Francisco é um dos santos mais produzidos pelos santeiros piauienses, a segunda característica é que São Francisco foi o inventor do presépio. Neste ano, como estamos em época natalina, resolvemos unir a uma das expressões mais fortes da arte santeira do Piauí, com o tema e o período de renovação da esperança, de recomeço para cultura e para o artesanato do nosso estado”, explicou o Superintende de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – Sudarpi, Jordão Costa.

Salão de Arte Santeira

XVII Salão de Arte Santeira do Piauí — Foto: Reprodução

XVII Salão de Arte Santeira do Piauí — Foto: Reprodução

O salão faz parte do calendário cultural do Piauí, que nesta edição terá como homenageado o Mestre Araújo, artesão nascido na cidade de Domingos Mourão, em 1952. Atualmente, o artista mora em Pedro II. O santeiro tem suas obras expostas em diversos países, como Alemanha, Itália, Espanha, França, Portugal, dentre outros.

Publicidade

Este ano, nosso Salão de Arte Santeira vai se tornar nacional. Precisamos valorizar cada um que faz nosso artesanato. Temos pessoas de dentro e fora do Piauí e do Brasil que colecionam obras dos nossos artesãos. É uma alegria após a pandemia voltar com este evento, mostrando o que tem de melhor e mais belo no artesanato piauiense”, afirmou o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS