Connect with us

GERAL

Justiça Eleitoral emitiu mais de 200 títulos por dia para adolescentes no Piauí

Publicado

em

A Justiça Eleitoral emitiu mais de 200 títulos eleitorais por dia para adolescentes no Piauí nos três primeiros meses de 2022, anos de eleições gerais, para presidente, vice-presidente, deputados federais e senadores.

O dado, levantado pelo g1, mostra que, ao todo, entre janeiro e março de 2022, foram 20.930 títulos para eleitores com 15, 16, 17 e 18 anos. O cadastro eleitoral pode ser feito até o dia 4 de maio.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

De acordo com as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o maior crescimento entre as faixas etárias foi dos adolescentes com 17 anos (79%), idade em que o voto ainda é considerado facultativo.

Contudo, alguns desses futuros eleitores podem ter tirado o título porque estarão com 18 anos na data do pleito, idade a partir da qual o voto é considerado obrigatório e, no caso de não se justificar, pode acarretar algumas punições, como multa e restrição de alguns direitos.

Eleitores por faixa etária

Meses15 anos16 anos17 anos18 anos
Janeiro2841.5531.9391.519
Fevereiro5192.2832.4462.076
Março5352.4322.4161.712
Total1.3386.2686.8014.767

Fonte: TSE

Publicidade

Seguindo a lógica do voto obrigatório, o segundo maior crescimento foi entre jovens com 18 anos (73). Mas o crescimento entre os adolescentes de 15 (53%) e 16 anos (63%), idades em que o voto ainda é voluntário, também foi considerável.

Incentivo e mobilização entre jovens

Adolescente tirar títulos de eleitor voluntariamente em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Adolescente tirar títulos de eleitor voluntariamente em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Nas redes sociais, a mobilização para incentivar os jovens sobre a importância é grande e tem ocorrido não só entre os próprios jovens, mas de artistas como Anitta, Juliette, Luísa Sonza, Bruna Marquezine e Zeca Pagodinho também contribuíram para a campanha de emissão do título de eleitor.

Alguns até foram para a prática, como a estudante Dayane Coelho, de 16 anos, que tem ajudado outros adolescentes a tirarem o título de eleitor em Teresina.

Usando o computador do comércio do pai, localizado no Parque Poti, Zona Sudeste da capital, para realizar o procedimento, de forma voluntária, a adolescente já tirou mais de 100 títulos.https://e9d61610e98ead907e65315725786742.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Estudante de 16 anos ajuda outros adolescentes a tirar o título no Piauí

Estudante de 16 anos ajuda outros adolescentes a tirar o título no Piauí

Em entrevista à TV Clube, Dayane relatou que a ideia surgiu após ela mesma ter tido dificuldade no processo para tirar o título. Depois que entendeu o procedimento, a estudante resolveu ajudar outras pessoas que poderiam ter dúvidas.

Publicidade

“Vi na minha dificuldade uma solução para ajudar os jovens que precisavam. Principalmente nessa época de eleição, em que a gente revê nossos candidatos para mudar nossa sociedade, nosso país”, declarou.

Estudante ajuda outros adolescentes a tirarem título de eleitor no comércio do pai em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Estudante ajuda outros adolescentes a tirarem título de eleitor no comércio do pai em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Luís Filho, um dos adolescentes que tirou o título com Dayane, disse estar pronto para as eleições. “Deu tudo certo. Vou votar”, afirmou.

Prazo para tirar título

Luís Filho foi um dos adolescentes ajudados pela iniciativa, em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Luís Filho foi um dos adolescentes ajudados pela iniciativa, em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

O prazo para tirar o título de eleitor e regularizar pendências, como atualização cadastral ou pagamento de multas, encerra no dia 4 de maio. O processo pode ser feito online pelo sistema Título Net.

No caso de atendimento remoto, devem ser anexadas ao formulário eletrônico as fotos dos documentos a seguir:

  • Foto do próprio requerente segurando um documento oficial de identificação (foto mostrando, ao lado de seu rosto, o documento oficial de identificação. No caso da carteira de identidade, por exemplo, será necessária uma foto da frente do documento e outra do verso);
  • Foto do documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
  • Foto do comprovante de residência atualizado;
  • Foto do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).

O atendimento também pode ser presencial nas centrais de atendimento ao eleitor.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS