Connect with us

Francisco Santos

Estudante do interior de Francisco Santos recebe jovens em casa e faz emissão do Título Eleitoral gratuitamente

Publicado

em

Em uma ação voluntária e de empatia, um jovem do interior do município de Francisco Santos, está ajudando outros adolescentes a tirarem o Título de Eleitor.

O responsável pela iniciativa, é o estudante Rafael Rasley de Sousa, 17 anos, morador do Povoado Boa Viagem KM 87, que abriu as portas da sua própria casa para ajudar outros jovens.

Através da ação, Rafael, que além de requerer o título, também ajuda nas quitações eleitorais e transferência de título, já atendeu cerca de 60 pessoas.

“Eu venho recebendo os jovens na minha própria casa para entrega dos documentos, e após o pedido de requerimento do título eu vou mantendo contato via WhatsApp. Quando o título é confirmado eles vem na minha casa para fazer o download do e-titulo ou para imprimir o título físico” explicou Rafael.

O jovem conta que iniciou emitindo o documento para seus familiares. “Eu comecei a divulgar sobre a retirada dos títulos no dia 24 de março, mas antes eu já havia tirado o meu e de alguns familiares. E nisso eu fiquei motivado a ajudar outros jovens a tirar o título”.

Ele tem dividido seu tempo entre os estudos e a atividade voluntária. “Eu estudo para o vestibular atualmente e sou um jovem que gosta muito de política. Com o tempo que sobrava após os meus estudos diários eu resolvi tirar o título dos jovens gratuitamente, pois vi uma matéria que menos de 10% dos jovens haviam tirado o título esse ano, e uma das principais causas era a falta de conhecimento ou de internet para tirar o título”.

Para ele, o que tem feito representa uma oportunidade de contribuir para um mundo melhor. “Ao longo da minha carreira como estudante, como já disse, eu gostava muito de debater sobre política e sobre ações que possam melhorar o nosso país. E através dessa problemática na minha comunidade eu vi a chance de atuar para um futuro melhor”.

Publicidade

Ele disse que no município algumas pessoas fazem o serviço, mas cobrando um valor, o que para o jovem, não é correto. “Na minha cidade há pessoas que tiram o título on-line, mas esse recurso tem que ser pago, e eu resolvi me contrapor a essa ideia, pois já que o direito ao voto é um dever de todos para o exercício da cidadania no Brasil, acredito que não deve ser cobrado. Além de que a cobrança para retirada do título desmotiva as pessoas a tirarem o título, bem como muitos já disseram: “vou esperar para quando o cartório abrir”.

Rafael ainda disse que a motivação para ajudar veio também pelo fato de sua mãe atuar como voluntária nas eleições. “Outra coisa que me motivou bastante para realizar os títulos foi minha mãe, que é presidente de seção voluntária nas eleições. Ver ela fazer esse trabalho voluntário foi como um estalo na minha mente para ajudar a população, e ainda pretendo ser mesário nessas eleições” conclui.

Rafael informou que realiza os atendimentos em sua residência de segunda a sexta, no horário de 08 às 11 e 14 às 16.

Facebook

MAIS ACESSADAS