Connect with us

GERAL

Mundo bate recorde de casos de Covid-19 em 24h, com 2,59 milhões de infecções

Publicado

em

De acordo com o levantamento da organização Our World In Data, o mundo bateu um novo recorde de casos da  Covid-19 registrados em 24 horas nesta quarta-feira (5), chegando aos 2,59 milhões. O recorde anterior havia sido registrado no dia anterior, 4 de janeiro, com 2,4 milhões.

Apesar do crescimento dos casos, o número de mortes é mais baixo que em outros momentos da pandemia do coronavírus – foram contabilizadas 7.890 nas últimas 24 horas. O recorde de mortes em um dia foi registrado em 26 de janeiro de 2021, com 17.442.

O número crescente de infecções é ligada por especialistas ao espalhamento da variante Ômicron, que é transmitida com mais facilidade que formas anteriores do vírus. De acordo com previsões da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela deve tornar-se a cepa mais dominante em vários locais do mundo nas próximas semanas.

o Brasil, foram registrados 19 mil novos casos nas últimas 24 horas, também segundo dados levantados pela Our World In Data. No país, a Ômicron já chegou a diversos estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Os Estados Unidos somaram o maior número de novos casos da doença nesse intervalo, com 869.187, apenas cerca de 27 mil casos a menos do que todos os países-membros da União Europeia somados, que registraram 896.564. Outros países que sofrem com a chegada da nova cepa são França ocupando o segundo lugar no ranking dos quais mais registraram casos nas últimas 24 horas, com 271,746, e Reunido Unido, na terceira posição com 221,222.

Publicidade
Pessoas aguardam em fila para teste de Covid-19 em Nova YorkCrédito: by Liao Pan/China News Service via Getty Images

Na terça-feira, o gerente de incidentes da OMS, Abdi Mahamud, afirmou que a entidade vê evidências de que a Ômicron, apesar de mais transmissível, pode causar sintomas mais leves . “Estamos vendo mais e mais estudos apontando que a Ômicron infecta a parte superior do corpo. Diferente das outras, que podem causar pneumonia grave”, afirmou.

A vacinação, segundo especialistas, ainda é a forma mais eficaz de evitar infecções graves, mortes e hospitalizações pela Covid-19, e manter o quadro vacinal atualizado é essencial.

CNN Brasil / Crédito: Mike Stocker/Sun Sentinel/Tribune News Service via Getty Images – Fort Lauderdale, Flórida, EUA.

Facebook

MAIS ACESSADAS