Connect with us

GERAL

Nordeste não tem nenhum estado entre os 10 mais competitivos do país

Publicado

em

Em 2019, os integrantes do Nordeste ficaram de fora da lista das dez unidades federativas mais competitivas do Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta do CLP – Liderança Pública. A ferramenta foi desenvolvida para fornecer diagnósticos sobre avanços e desafios registrados em 69 indicadores de dez áreas-chave da administração pública: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

No novo levantamento, o estado da Paraíba caiu duas posições, saindo do 9º para o 11º. O mesmo aconteceu com o Piauí, que saiu do 21º lugar para o 23º. Enquanto isso, Ceará e Maranhão se mantiveram em 12º e 26º, respectivamente; e os estados do Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe conseguiram melhorar suas posições.

Um dos pontos que chama atenção no grupo de estados é o pilar de Sustentabilidade Ambiental. Entre os estados da região com pior desempenho nesse pilar está o Maranhão, que ocupa o 26º lugar; Pernambuco e Ceará caíram no pilar, e Sergipe se manteve estável, enquanto outros estados da região como Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte apresentaram melhora em sua performance.

O pilar de Sustentabilidade Ambiental é composto por indicadores como Emissões de CO² (dióxido de carbono), Serviços Urbanos, Destinação do Lixo, Tratamento de Esgoto e Perda de Água. Para fazer essa avaliação, o CLP – Liderança Pública utiliza informações do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), do SEEG (Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa), do Observatório do Clima e do IBGE

Fonte: PortalO Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS