Connect with us

GERAL

Oito mil incêndios são registrados no PI; ação humana é principal causa

Publicado

em

O total de 8.419 incêndios foi registrado no Piauí só no ano de 2014, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com a major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros, quase todos os incêndios ocorridos no Estado decorrem de ação humana.

“Quando o fogo não é provocado, o incêndio começa por conta do lixo acumulado ou de cacos de vidro que com a ajuda dos raios solares acabam iniciando o foco. É comum isso acontecer principalmente nas vegetações, já que os agricultores geralmente fazem a queima para limpar o terreno”, disse Najra Nunes.

Ainda de acordo com a major do Corpo de Bombeiros, não tem como definir onde há o maior índice de queimadas, já que o Piauí é um Estado bastante arborizado. Além disso, a baixa umidade contribui para que todas as regiões registrem focos de incêndio.

“O que a sociedade precisa é se conscientizar, pois só depois de uma reeducação, as queimadas serão amenizadas. Se caso o lixo fosse jogado no lugar certo e se fossem utilizadas outras formas de limpeza de terreno, por exemplo, com certeza haveria uma diminuição desse tipo de ocorrência no Piauí”, conclui Nunes.

Portal AZ

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS