Connect with us

GERAL

Pesquisa aponta que mais de 44% de restaurantes só vão conseguir se manter por mais um mês

Publicado

em

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel-PI) realizou, no período de 5 a 8 de março, pesquisa com empresas do setor de alimentação fora do lar para saber a situação dos empreendimentos no Piauí. Os dados levantados pelo estudo revelam que 44,2% dos estabelecimentos só conseguirão manter os negócios por mais um mês.
O presidente da Abrasel-PI, Eduardo Rufino, explica o objetivo da pesquisa realizada pela instituição. “Fizemos esta pesquisa com o intuito de termos dados concretos da situação dos nossos associados e, assim, podermos cobrar das autoridades medidas para reverter a situação do setor no estado”, afirma.

Em Teresina, vários bares e restaurantes já fecharam as portas alegando não ter mais condições de manter o quadro de funcionários. Segundo o novo decreto estadual, bares e restaurantes só podem ficar abertos de segunda a quarta-feira até às 20h. De quinta a domingo o funcionamento só é peritido por delivery.


O presidente ainda ressalta o tamanho do impacto da pandemia para este ramo de atividade. “Olhando o impacto sobre o setor, percebemos que a pandemia não atingiu apenas os empresários, mas também os trabalhadores; desde março de 2020 já foram mais de 3 mil demissões. O estudo aponta, ainda, que houve uma queda de 30% a 60% no faturamento de 39,5% das empresas desde janeiro de 2021, o que podemos considerar como resposta do aumento de casos e das medidas restritivas”, destaca.

Outro dado chama a atenção: a maioria das empresas, 59,7%, estão trabalhando com a sua equipe reduzida. De acordo com Vitor Bezerra, conselheiro fiscal da Abrasel-PI, o setor de alimentação fora do lar vem sofrendo bastante com as restrições devido à pandemia, são famílias inteiras sem renda.

Fonte: Ascom/Piauí Hoje

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS