Connect with us

GERAL

Piauí tem apenas um imunizante de rotina acima da cobertura vacinal, aponta painel

Publicado

em

Dados do Painel de Vacinas de Rotina da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), apontam que o Piauí tem somente a vacina BCG aplicada acima da meta recomendada pelo Ministério da Saúde.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, destacou que a ferramenta mostra a cobertura vacinal de 20 imunizantes de rotina no estado e serve como parâmetro para o estado e direcionamento de ações.

“Esse painel é um instrumento de avaliação da situação vacinal do Piauí, que serve como parâmetro para que possamos, junto com os municípios, corrigir essas coberturas”, destacou.

O Ministério da Saúde iniciou, no último dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação. A campanha vai até o dia 14 de outubro. No Piauí, o Dia D vai acontecer no dia 7. O público-alvo são crianças e adolescentes de zero a 15 anos. O MS estima que 720 mil pessoas devam ser vacinadas no estado.

Na Campanha de Multivacinação, serão ofertadas às crianças de até sete anos (06 anos 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.

Já para as crianças a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

Publicidade

Em relação às doses da vacina contra Covid-19 e Influenza, elas seguem definições específicas de acordo com a faixa etária. Para as doses de Influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidade, crianças a partir dos seis meses podem receber o imunizante.

Cristiane Moura Fé ressaltou que foi elaborado um plano de ação com os municípios para melhorar a cobertura vacinal e realizar um chamamento aos pais e responsáveis.

“Estamos fazendo um trabalho muito intenso em conjunto com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde. Fizemos capacitação com todos os municípios. Estamos realizando uma campanha muito forte, que começou no dia 30, com os municípios, onde incrementamos, junto com eles, a elaboração de planos de ação municipal no sentido de fortalecer todo esse processo e chamar a população, chamar pais e responsáveis, porque isso é um cumprimento de cidadania. Isso envolve as famílias e o poder público, que está pronto para melhorar esses índices no estado”, ressaltou.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS