Connect with us

GERAL

Estudante de Isaías Coelho que descobriu asteroide é convidada por Whindersson para testar novo telescópio

Publicado

em

A estudante piauiense da cidade de Isaías Coelho, Thayla Janis Carvalho Figueiredo, de 10 anos, que encontrou asteroides para a Nasa, foi convidada pelo humorista Whindersson Nunes para testar um novo telescópio que está sendo construído pela startup Tron Robótica Educativa, que tem sede em Parnaíba. O telescópio vai se chamar “Sarturn versão Janis 1” em homenagem Thayla Janis.

O convite do Whindersson Nunes para a menina foi feito em sua rede social. O humorista piauiense disse também que dará de presente um telescópio para a estudante fazer suas pesquisas. 

“A Thayla Janis encontrou um asteroide e nós não encontramos o celular no modo silencioso, não dá pra não incentivar. A  TRon Robótica Educativa tava projetando um telescópio simples de Busca Inteligente (encontrar a lua e ajustar a visão apenas clicando num botão por exemplo), queria que você fosse a primeira a testar na sede da Tron em Parnaíba. Além disso, queríamos te presentear com um telescópio pra você estudar, fazer suas pesquisas e olhar pro céu como você gosta”, disse Whindersson Nunes.  

Em maio do ano passado, Thayla descobriu um novo asteroide, tendo a sua descoberta confirmada pela Agência Espacial Americana (NASA). Do ano passado até agora ela já descobriu 13 asteroide. 

A mãe da menina, Thayane Vieira de Carvalho, disse que ela e a filha estavam muito felizes com o presente e o convite do Whindersson Nunes.

“Ela vai testar o telescópio e é muito gratificante esse convite, é um reconhecimento e incentivo. Não consigo nem transformar em palavras o que estamos sentido”, disse a mãe da estudante.

Incentivar os estudantes

Gildário Lima, fundador da Tron Robótica, disse ao portal Cidadeverde.com que a empresa trabalha com duas versões de telescópios que serão disponibilizados a partir do segundo semestre deste ano.

Publicidade

“A primeira versão do telescópio será open source, com arquivos e código aberto feito com impressora 3D e o outro é um modelo mais robusto para ser colocado à venda com foco na educação”, disse Gildário Lima.

A Tron foi fundada em 2018 e um dos projetos de destaque nacional é um equipamento que ajuda surdos a sentires a música. 

Gildário confirmou que a estudante Thayla irá testar o protótipo de telescópio que será apresentado em um evento de imersão tecnológico, que acontecerá de 29 a 31 de maio em Teresina. 

“Nosso objetivo com o telescópio é incentivar estudantes a achar a lua, asteroide, de forma simples com tecnologia piauiense no foco de despertar nos estudantes o gosto pela ciência”, disse.   

A doação do telescópio, que a estudante vai receber foi doado pela Tron e Onnibank, banco digital que vai passar a apoiar os projetos da empresa piauiense.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde


Aluna de Isaías Coelho é reconhecida mundialmente como criança prodígio na área de Astronomia

Aluna de Isaías Coelho participa de projeto da NASA e encontra novo asteróide

Facebook

MAIS ACESSADAS