Connect with us

GERAL

Prefeitura de Picos lança carteirinha de prioridade para pessoas com fibromialgia

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 12, a Prefeitura de Picos, por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social e Trabalho e Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, promoveu uma roda de conversa e realizou o lançamento da carteirinha de prioridade para pessoas com fibromialgia.

O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, comentou que o lançamento ocorre no Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, 12 de maio. Ele ressaltou ainda que de imediato, 33 pessoas já serão contempladas.

“Nós fizemos um levantamento através da nossa Atenção Básica, uma lista inicial que 33 pessoas que serão contempladas com a carteirinha, que dá direito a mais acessibilidade, prioridade em filas de atendimento na saúde, vaga de estacionamento, dentre outras facilidades que esses usuários precisa. É um esforço conjunto, não só da Secretaria de Saúde, como também, Trânsito e Assistência Social. Essa parceria geral na administração do Prefeito Gil irá contemplar essas pessoas que são portadores da fibromialgia”, informou.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

A secretária de Trabalho e Assistência Social de Picos, Marinalva Lima, explica sobre o procedimento para emissão da carteirinha. Segundo ela, o prazo de entrega deve ser de 15 a 30 dias.

“Os nossos CRAS funcionam um na morada nova e outro no Parque de Exposições. Estamos de portas abertas para começarmos os devidos atendimentos. Depois que der entrada, o prazo para a entrega das carteirinhas é de 15 a 30 dias, pois precisamos desse tempo para concluir todo o procedimento. Logo em seguida a gente entra em contato para a pessoa estar buscando sua carteirinha”, explicou a Secretária.

Publicidade

Secretária de Trabalho e Assistência Social, Marinalva Lima

De acordo com a vereadora Dalva Mocó, autora do projeto de lei, é um momento de felicidade em ver que está sendo garantido os direitos das pessoas com fibromialgia.

“É um momento ímpar para nós que criamos esse projeto ainda em 2020, que é a Lei Municipal 3.027/2020, que garante o atendimento prioritário as pessoas com fibromialgia aqui em Picos. A Saúde fez o lançamento oficial junto com as demais secretarias para que a gente pudesse garantir esses direitos as pessoas que sofrem com essa patologia”, frisou.

Vereadora Dalva Mocó

Dalva ainda parabenizou os secretários de Saúde, Aldo Gil, Assistência Social e Trabalho, Marinalva Lima, e Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Cristiano Portela, que formam uma parceria para garantia dos direitos das pessoas com fibromialgia. Ela ainda parabenizou o prefeito Gil Paraibano por ter sancionado a lei e o decreto regulamentador.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS