Connect with us

GERAL

Sesapi vai intensificar monitoramento da dengue para combater subnotificações

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da coordenação de Epidemiologia, anunciou planos para reforçar o acompanhamento dos casos de dengue relatados pelos municípios do Piauí. A medida busca evitar subnotificações da doença no estado.

Com base nos dados da 11ª Semana Epidemiológica, a Sesapi registrou 3.304 casos prováveis de dengue, no entanto, revelou que 45% dos municípios ainda não comunicaram qualquer caso da doença. Diante disso, a Sesapi pretende fortalecer a colaboração com as regionais de saúde, visando um diagnóstico epidemiológico mais preciso.

Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, expressou sua preocupação, questionando se a ausência de notificações se deve à falta de casos reais ou à subnotificação. Ela ressaltou a importância desses dados para orientar as medidas de controle da dengue.

“Precisamos trabalhar isso enquanto município e vigilância, pois é através desses dados que todas as ações são orientadas”, afirma a coordenadora.

O objetivo principal da iniciativa é fortalecer a vigilância e conter o avanço da doença no estado.

Publicidade

“Fazemos um alerta a todos os municípios e profissionais de saúde, que verifiquem se essa é uma ação existente, porque precisamos estimular a atenção básica no tocante a dengue”, pontua Amélia Costa.

Fonte: CCOM

Facebook

MAIS ACESSADAS