Connect with us

GERAL

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos já registra primeiras perdas na lavoura

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos já registra as primeiras perdas nas lavouras picoenses. Segundo o presidente, Ricardo Raimundo de Araújo, os agricultores que deram início ao cultivo em dezembro de 2018 estão amargando prejuízos em decorrência da baixa densidade pluviométrica, o que tem surpreendido a muitos, pois se esperava um bom período chuvoso para 2019.

“A gente já constata perdas, não total, mas em torno dos 50%, mas ainda há muitas áreas a serem plantadas, e se as chuvas retornassem como ocorreram em dezembro e permanecesse o restante do mês de fevereiro, março e abril, conseguiríamos tirar algo”, comentou.

Como as previsões meteorológicas não tem sido as melhores e as últimas chuvas caíram em áreas isoladas, os agricultores estão preocupados. Para dificultar ainda mais a situação, os trabalhadores rurais não receberam as sementes do Governo do Estado, conforme acontecia em anos anteriores. As plantações realizadas até o momento foram efetuadas com sementes dos próprios agricultores, pelo menos aqueles que tinham em estoque. “Para esse ano não temos nenhuma informação a respeito dessa distribuição”, declarou Ricardo Raimundo.

A saída para a redução da dependência das chuvas seria a irrigação, mas está ainda é pouco utilizada pelos agricultores da região, muitos dos quais não dispõem dos recursos para isso e nem há projetos por parte do Governo do Estado e da prefeitura. Em outras áreas não há possibilidade de utilizar esse expediente devido os custos.

Enquanto os pequenos agricultores da cidade forem obrigados a esperar pelo céu para realizar o cultivo da sua lavoura, Picos continuará dependente da produção agrícola de outras cidades e estados, como Petrolina – PE, a quem os políticos piauienses tem como modelo de desenvolvimento, mas nada fazem para acompanha-la.

Publicidade

 

 

 

Fonte: Folha Atual


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS