Connect with us

GERAL

STTRAM inicia blitzen para coibir transporte irregular de passageiros em Picos

Publicado

em

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana – STTRAM, iniciou hoje (08), na Rua São Francisco com a Raimundo Duarte, centro da cidade, uma série de blitzen para coibir o transporte irregular de passageiros de cidades vizinhas para Picos. As fiscalizações ocorrerão em diversos pontos do município e atendem uma ordem do Ministério Público.

De acordo com o Sargento Genesiano, coordenador dos agentes de trânsito, o órgão possui autonomia para realizar as fiscalizações, principalmente para dar uma resposta ao Ministério Público.

“A gente está cumprindo uma determinação judicial da promotoria. Precisamos dar uma resposta ao Ministério Público. Eles mandaram que a gente averiguasse a questão dos carros clandestinos que estão vindo da região de Padre Marcos. De hoje em diante faremos essa fiscalização com aqueles que não são cadastrados juntos à Secretaria Estadual de Transporte. É importante ressaltar que município tem o poder de fazer essa fiscalização, pois foi aprovada uma lei que, para todos os efeitos, dá à STTRAM o poder para isso, porque o trânsito de Picos é municipalizado junto à Brasília. Então a gente pode fiscalizar aquilo que cabe ao município”, declarou ele.

Genesiano informou ainda que os principais veículos que fazem esse transporte clandestino são Doblòs, F 1000 e D20 de cabine fechada. Ele ainda disse que há uma lista desses veículos com modelo, placa e cidade de onde vêm para facilitar a fiscalização e, caso algum seja pego, será apreendido.

“A gente para e  pede a documentação e aqueles carros que não são cadastrados junto à Secretaria de Estadual de Transporte são notificados e até apreendidos. Eles também, após apreensão, não vão ter a ordem de serviço dada pelo Estado para fazer esse trabalho, pois eles não podem fazer a condução de passageiros porque a lei não permite. Ela permite ônibus e microônibus”, disse.

Publicidade

Ele pontuou também as lesões sofridas pelos motoristas que são regularizados. “Os motoristas cadastrados estão sendo lesados. Todos os meses pagam caro, impostos altíssimos e não estão sendo compensados por conta do transporte irregular. Não estão tendo renda para cobrir o imposto que é pago e aquele extra para cobrir os custos deles, do transporte e para a própria sobrevivência. Tudo isso causa prejuízo para quem é legalizado”, argumentou.

São diversas as cidades que estão sendo monitoradas. Entre elas estão: Jaicós, Ipiranga, Santo Antônio de Lisboa, Francisco Santos, Dom Expedito Lopes, Oeiras e Bocaina. “Todas essas cidades possuem vários carros irregulares que estão atrapalhando quem paga os impostos. Aqueles que já temos os nomes em mãos, assim que parados, fazemos a notificação e apreendemos o veículo e ele aga uma multa de R$ 1.025,00. Aqueles que não tivermos em nossa lista, recebem uma notificação que gerada no valor de R$ 130,00”, completou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS