Connect with us

GERAL

Técnicos-administrativos da UFPI deflagram greve por tempo indeterminado

Publicado

em

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (11) em todos os campi do Estado. A categoria cobra do Governo Federal a concessão de reajuste salarial e a reestruturação do plano de carreira, cargos e salários.

Os servidores dizem estar há pelo menos sete anos sem aumento salarial real. Só a UFPI tem mais de mil técnicos-administrativos, segundo os representantes da categoria.

A assembleia na qual os servidores decidiram pela deflagração da greve aconteceu na manhã de hoje (11) na sede do Sintufpi (Sindicato dos Trabalhadores da UFPI). Participaram trabalhadores e representantes da categoria. Em conversa com a reportagem de O Dia, o presidente do sindicato, Bartolomeu Carvalho, explicou quais são as reivindicações e o que vem sendo proposto até então pela Administração Superior da universidade.

“Foram propostos alguns reajustes no auxílio-alimentação, auxílio-saúde e auxílio-creche. Para o aumento real de 2024, o governo não sinalizou nada. Na verdade, o governo propõe 9% de reajuste salarial, sendo 4,5% para 2025 e 4,5% para 2026. Porém a categoria entende que tem que ter aumento agora. É necessário ter reajuste em 2024”, explicou Bartolomeu.

Bartolomeu Carvalho é presidente do Sint - (Assis Fernandes/ O DIA)Assis Fernandes/ O DIA

Os servidores técnico-administrativos da UFPI já haviam sinalizado o indicativo de greve no ultimo dia 28 de fevereiro. Com a assembleia de hoje (11), a categoria deliberou pelo início do movimento e vai paralisar suas atividades. No entanto, isso só deve começar a acontecer na prática dentro de três dias, tempo em que a entidade representante da classe comunicará oficialmente a paralisação à Administração Superior da universidade.

Publicidade

Está marcada para acontecer às 16h de hoje (11) uma reunião entre representantes do Sintufpi e da Administração Superior da UFPI na qual serão discutidos os pontos da Lei de Greve que deverão ser seguidos de modo a garantir ao menos a prestação dos serviços considerados essenciais pela categoria.

Técnicos-administrativos da UFPI deflagram greve por tempo indeterminado - (Assis Fernandes/ O DIA)Assis Fernandes/ O DIA

“Queremos garantir que ninguém sofra as consequências, que os setores da UFPI não venham a ter prejuízo. É importante lembrar que os professores ainda não estão de greve, são apenas os técnicos-administrativos. Mas como sabemos que é uma atividade que passa por toda a estrutura da universidade, nem tudo deve permanecer como está no momento”, finaliza o presidente do Sintufpi.

Conforme o calendário acadêmico da UFPI para este ano, o período 2024.1 inicia na próxima sexta-feira (15) e encerra no dia 15 de julho. As matrículas curriculares aconteceram entre os dias 04 e 08 de março para estudantes de graduação calouros e veteranos.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) ainda não se pronunciou a respeito da greve dos servidores técnico-administrativos. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.

Publicidade

Fonte: Portal O Dia

Facebook

MAIS ACESSADAS