Connect with us

Belém do Piauí

Mais de 220 alunos da rede municipal realizam a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática em Belém do Piauí

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí deu início à aplicação da 16º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), a competição é destinada a estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio. A Olimpíada objetiva contribuir para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A olimpíada é composta por duas fases. Na primeira, os alunos se submetem a uma prova de 20 questões objetivas. Os aprovados nessa fase, passam para a segunda etapa, prevista para o dia 6 de novembro de 2021, que consiste da realização de uma avaliação com seis questões discursivas.

Em Belém do Piauí, para evitar aglomeração, devido à pandemia, os alunos foram divididos por turmas. Os  estudantes de Nível 1 fazem a  avaliação nesta desta terça-feira, 08 de julho, sendo pela manhã  as turmas de 6º ano A  e 7º ano A,  e á tarde os  estudantes  do 6º ano B e 7º ano B. Já os estudantes do Nível 2, realizam a prova nesta sexta-feira (09), com os alunos de 8º ano A e 9º ano A, no período diurno e as turmas de 8º ano B e 9º ano B, no horário matutino.

A secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, que acompanhou de perto o primeiro dia de avaliação,  informou que 224 alunos da rede municipal de ensino estão realizando a prova, incluindo, alunos do EJA – Educação de Jovens de Adultos, e que os próprios professores são responsáveis pela correção das provas, seguindo as instruções e gabaritos elaborados.

Publicidade

Outro ponto ressaltado pela secretária, é sobre ser este o primeiro contato dos alunos com escola de forma presencial, desde a suspensão das aulas, por conta da pandemia. “Muita satisfação em ver nossos alunos em sala de aula, mesmo ainda em número reduzido, mas estou feliz, fiquei até emocionada, pois um sonho nosso a ser realizado é a volta das aulas de forma presencial”, relatou a gestora, que acrescentou que esse é o primeiro contato, mas que a Secretaria de Educação já se prepara para retomar as aulas presenciais no mês de  agosto.

A professora Elisângela Leal,  disse que a prova da OBMEP foi tranquila, mas que é visível, as dificuldades encontradas pelos alunos em relação a  avaliação. “Eles estão desestimulados, a gente percebe que eles retrocederam um pouco, e isso se deu pela forma de ensino, porque a aprendizagem não é a mesma, nada substituem a sala de aula”, disse ela,  que dentre outros pontos, manifestou o desejo de que aulas voltem a acontecer no formato presencial.

O professor de matemática, Francisco Cláudio, classificou a realização da prova como razoável. “De fato, se estivéssemos com as  aulas normais, o desempenho de nossos alunos seria bem melhor. Com aulas presenciais, o ensino é melhor, os alunos são mais incentivados, e no ensino remoto é complicado, porque nem todos os alunos conseguem acompanhar”, pontou.

A previsão é que os resultados da avaliação sejam divulgados em janeiro de 2022. Os estudantes que alcançarem os melhores desempenhos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze ou certificados de menção honrosa. Os Professores das escolas também receberão prêmios.

Veja fotos:

Publicidade

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS