Connect with us

Belém do Piauí

PADRE MARCOS | Loja Maçônica celebra 6 anos de fundação, inaugura sala de leitura e entrega comendas de reconhecimento; veja fotos

Publicado

em

A Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança, realizou na noite deste sábado, 26/08, uma sessão festiva, em um concorrido evento para celebrar os seis anos de sua fundação. O evento foi realizado na sede da loja em Padre Marcos – PI.

As comemorações alusivas ao aniversário de Fundação contou com membros maçons da Loja Acácia da Boa Esperança, maçons membros de outras lojas maçônicas da região, integrantes da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul “Acácia da Boa Esperança”,  autoridades civis, políticas e religiosas convidadas.

A solenidade festiva foi dividida em vários momentos, a começar pela apresentação da história da loja Maçônica, houve palestras, inauguração da sala de leitura da Fraternidade Feminina, entrega de comendas e até um delicioso coquetel.

Palestras

Após a abertura com um breve histórico da Loja Maçônica, que será mostrado no final da matéria, o evento contou com três ricas palestras. A primeira foi com Alex Levy, mestre maçom Grau 33 da loja Luz, Liberdade e Justiça oriente de Araripina – PE. Alex traçou a importância da Maçonaria na História do Brasil e do mundo e trouxe a discussão para importância da Maçonaria na realidade local.

Publicidade

Já a segunda palestra foi conduzida pelo Professor Doutor,  Marcelo de Sousa Neto. Marcelo é professor Adjunto do curso de História da Universidade Estadual do Piauí e Professor da Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI.

Marcelo é ainda pesquisador da História do Padre Marcos de Araújo Costa, nome que é atribuído a atual cidade de Padre Marcos. Na palestra que foi anunciada pelo maçom Raimundo Francisco Vieira, Marcelo debateu a importância, política, social, e sobretudo educacional que o Padre Marcos teve na História do Brasil quando ainda pertencíamos ao Império português.

“A Fazenda Boa Esperança, de propriedade do Padre Marcos de Araújo Costa, foi sede dos ensinamentos de um homem muito importante para a História do Brasil. Após concluir os estudos eclesiásticos em Coimbra, onde celebrou sua primeira missa em 15 de agosto de 1805. Padre Marcos fixou residência, definitivamente, por volta de 1820, na Fazenda Boa Esperança e continuou com a obra educacional do seu pai: A escola de instrução de jovens, onde nenhum estudante pagava pelos estudos. E que pela sua importância e seriedade, proviam estudantes de todo o Piauí e estados vizinhos. Padre Marcos foi ainda um dos mais influentes líderes políticos da região” disse o palestrante que fez provocações ao público presente, indagando se já estudaram a história do Padre na cidade, se existem fotos da Fazenda, se tem alguém que guarda suas lembranças.

A noite reservou muitos momentos, e em mais um deles, o Escritor Padremarcoense, Alex Well, falou da importância do ato der ler como ferramenta de transformação social. Alex Well é formado em História pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina – PE – FAFOPA e em Escrita Criativa pela EC.ON, trabalha como professor e divide o seu tempo entre lecionar e escrever novas histórias. É autor de cinco romances que juntos somam mais de 500 mil leituras na plataforma de auto publicação da Amazon. Três dos seus romances, Nada se compara a você, Azul meia-noite e Olhos cor de âmbar, ficaram em 1º lugar na lista dos e-books mais vendidos na Amazon entre 2015 e 2017. Atualmente, estima-se que o autor tenha vendido mais de 800 cópias digitais.

Inauguração da Sala de Leitura da Fraternidade Feminina

Publicidade

Um momento marcante da sessão festiva foi a inauguração da Sala de Leitura da Loja Acácia da Boa Esperança. A sala foi aberta para acesso dos membros das lojas maçônicas da região, aos professores e alunos de Padre Marcos e entorno. Um acervo inicial de 300 livros integram as prateleiras da sala recém inaugurada.

O ato de desenlace da fita inaugural foi feito pela Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Acácia da Boa Esperança, Darlene Moura de Araújo, a diretora de eventos culturais, Ana Meire Maria de Macedo, juntamente com as demais fraternas.

Entrega de Comendas de Reconhecimento

Segundo o Venerável Mestre, José Aquiles da Silva, ao longo desses seis anos de fundação, muitos amigos contribuíram para a construção do templo da Acácia da Boa Esperança. Reconhecendo isso, a Loja Maçônica Acácia da Boa da Boa Esperança, entregou várias comenda de reconhecimento.

Os homenageados da noite, foram os prefeitos:

Publicidade

Ademar Aluísio de Carvalho – Belém do Piauí.

Francisco Pedro de Araújo – Marcolândia Piauí

Valdinar Silva – Padre Marcos

Também foram agraciados com a comenda:

No final o Venerável Mestre da Loja Maçônica, José Aquiles da Silva, agradeceu a presenças dos membros da Acácia e região e falou da alegria de realizar o 6º aniversário da loja.

“Como condutor dos trabalhos da Acácia da Boa Esperança neste momento, reconheço aqui o empenho de todos os irmãos e das fraternas pela busca do êxito no primeiro evento cultural promovido por nós. Muitos foram os acertos, nos alegrando muito e com certeza serão aperfeiçoados. Os erros por ventura existente não serão repetidos. As múltiplas ideias dos irmãos e fraternas contribuirão para o êxito do evento: ‘a força de uma ideia cria esperança de melhores dias’. Essa união de esforços vem apresentando resultados significativos, além de proporcionar maior integração entre os irmãos e a tão almejada união das famílias maçônicas. O dia de ontem foi um significado sem precedentes graças a coesão e convergência de pensamentos, tão presentes no quadro de obreiros da Acácia e agora da fraternidade feminina. Ações positivas são fundamentais diante do papel que assumimos, isso nos dar a certeza de que estamos honrando aqueles que nos antecederam e que, comprovadamente, tanto fizeram pela nossa loja” finalizou convidando os presentes para um coquetel.

Presenças

Além das autoridades já citadas, dezenas de outras autoridades estiveram presentes. Destaques para o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito, acompanhado do vereador Deijano Lima; os vice-prefeitos, Valdo Benedito (Padre Marcos); Tico Bento (Belém do Piauí); Vanete (Marcolândia); os (a) presidentes de Câmaras, Emanuela Conrado Sousa Lima (Padre Marcos); Roberto Moura (Vila Nova; Bernardino (Belém do Piauí);  os demais vereadores Padremarcoenses José Bonifácio da Silva Dias, Iranildo Francisco de Carvalho e Manoel Francisco de Carvalho;  o coordenador da CIRETRAN de Padre Marcos, Jornalista Antônio Lisboa; O comandante do GPM local, Sargento Francisco Emerson Borges; os advogados Robson Luís, Frederico Leonardo e José Benedito Neto; os Veneráveis Mestres, Edson Romeu (Loja Maçônica de Marcolândia); vereador Benedito Alencar (Loja Maçônica Raimundo Esmerio de Jaicós) e Bento Ribeiro da Loja Maçônica de Alegrete do Piauí; os secretários Virgílio Alencar (Educação Francisco Macedo); Eraldo (Padre Marcos); Lúcia Silva (Secretária de Saúde de Padre Marcos), dentre outros. 

06 anos de História

Logo na abertura do evento, o maçom Sebastião Antão de Alencar que foi Venerável Mestre da Acácia, traçou o perfil da referida loja ao longo dos seis anos de existência.

Publicidade

O nome foi inspirado no Rio Boa Esperança que margeia a nossa cidade e no antigo povoado Boa Esperança, hoje a cidade de Padre Marcos-PI. A fundação da entidade ocorreu no dia 16 de agosto de 2011 e a carta constitutiva em 20/10/2011 tendo como membros fundadores os irmãos: Geraldo Macedo Barbosa, Izeiro Rodriguês Coutinho, José Aquiles da Silva, José Bento de Carvalho, Raimundo Francisco Vieira, Raimundo Nonato Alencar, Sebastião Antão de Carvalho e Tetuliano de Lima Ramos.

Sob a presidência do Ir. Francisco Antônio da Silva, coordenador regional do GOB-PI, foi nomeada em 16/08/2011 a sua primeira diretoria provisória tendo como venerável mestre o Ir. Sebastião Antão de Alencar que conduziu os trabalhos da loja desde sua fundação até o ano de 2015.

A primeira iniciação ocorreu no dia 13/12/2014 ainda no Templo da Loja Raimundo Esmério, na cidade de Jaicós-PI. A segunda iniciação ocorreu no dia 05/06/2016 já no nosso templo aqui na cidade de Padre Marcos.

Inspirados no desafio de fortalecer os ideias de Igualdade, Fraternidade e Liberdade, eixos emancipadores e regeneradores das classes sociais em que nossos acreditam e defendem, a Loja ‘Acácia de Boa Esperança’, nasceu com imensos desafios a serem definidos já na sua história.

Movida por ideais filosóficos que formam os pilares básicos de ação e motivação, a Loja nasceu pela força do voluntariado e pela crença de que os homens de boa fé podem ser a diferença na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Publicidade

No seio de uma região carente, a nossa loja incluiu no seu projeto de existência a construção de um espaço voltado para atender frentes multidisciplinares de ação já conhecida pela sociedade padremarcoense: realização dos encontros, convenções colóquios e assembleias do corpo de maçons; compartilhar os benefícios das ações filantrópicas que serão alvos de apoio a comunidade local; desenvolvimento de eventos socioculturais para interagir a Loja com a população.

Para materializar esse sonho a loja recebeu como doação no ano de 2013 do gestor municipal de Padre Marcos, na época Sr. Lucinete Macedo Araújo, este espaço, onde funcionava o antigo Matadouro Público de nossa cidade. Após isso, a loja desenvolveu várias campanhas para angariar fundos para reforma, materializando assim, um sonho, um projeto de grande destaque para a nossa comunidade. Daí nasceu esta estrutura que nós temos e oferecemos para vocês.

Os braços da maçonaria foram ampliados mais uma vez este ano com a criação da entidade paramaçônica denominada de Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul ‘Acácia da Boa Esperança’ tendo como sua primeira presidente a fraterna Maria Ivonete da Silva Alencar, esposa do ex-venerável Raimundo Nonato Alencar. Hoje a fraternidade feminina é presidida pela fraterna Darlene Moura de Araújo, esposa do venerável mestre José Aquiles da Silva.

Assim nasceu, cresceu e continua crescendo a Loja Maçônica Acácio da Boa Esperança de Padre Marcos, jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado do Piauí e Federada ao Grande Oriente do Brasil, a mais antiga e tradicional organização do país. Cuja associação, difundida no mundo todo, composta por mentes nobres, movidos por um sincero desejo de servir, não tendo registro que algum homem sincero tenha manifestado arrependimento por ter ingressado na Fraternidade Maçônica.

Veja mais imagens:

Publicidade

Presidente da Fraternidade Feminina também foi agraciada com a lembrança.

Alan Gonçalves Viana

Tadeu do Nascimento Bento Soares

Francisco Pedro de Araújo – Marcolândia Piauí

O Dr. João Deusdete de Carvalho

O ex-prefeito de Vila Nova do Piauí – Arinaldo Antônio Leal

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS