Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Renomado pedagogo ministra palestra para educadores e abre o ano educacional em Caldeirão e Marcolândia

Publicado

em

Unidos, os municípios de Caldeirão Grande do Piauí e Marcolândia realizaram, na noite desta segunda-feira, 30 de janeiro, o evento de abertura do ano educacional 2023.

O encontro, realizado no Ginásio Poliesportivo, em Caldeirão, reuniu gestores de Caldeirão, como o prefeito Filipe Gonçalves e a secretária de Educação, Damiana Irene, e o prefeito Dr. Corinto Matos e a secretária Auxília Matos, de Marcolândia, bem como educadores de ambos os municípios, e foi marcado pela palestra ministrada pelo renomado psicanalista e pedagogo, Geraldo Peçanha de Almeida, de Curitiba-PR, que é mestre em teoria literária e doutor em crítica literária.

A partir da temática “A pedagogia da delicadeza e a prática docente para uma escola presente”, o palestrante convidado focou em pontos como a humanização na educação, abordando a realidade das famílias, sobretudo, as que estão em situação de vulnerabilidade social, além de fatos do cotidiano escolar que prejudicam o ensino e aprendizagem, e fez um alerta aos gestores e professores para a necessidade de mudança de como se pensa e se faz uma escola nos tempos atuais.

“O motivo pelo qual os municípios se juntaram é louvável. Estão, de forma conjunta, pensando em algo inovador, que é mudar a postura na escola. Hoje, a escola não é mais apenas cadeiras enfileiradas e conteúdo repassado. Isso não dá conta de mudar a realidade de violência, de pobreza e fome pelas quais os alunos passam. É preciso mudar. E esse encontro, falar sobre o assunto, é o início dessa mudança.”, afirmou Geraldo.

A palestra atraiu a atenção dos educadores, que não apenas assistiram, mas, também, participaram e compartilharam experiências.

Para Sueli Cristina, professora da Escola Municipal José Rodrigues Damasceno, da Rede Municipal de Ensino de Caldeirão, a palestra foi riquíssima. “Importante essa humanização dos professores, de forma que a gente possa proporcionar um melhor acolhimento emocional aos alunos, além da parte pedagógica. O que ele nos falou não é novidade. A gente sabe, mas as vezes é preciso que alguém nos diga. O Geraldo disse de uma forma brilhante e isso mexeu com o nosso sentimento como profissional da educação. A gente precisa ter esses momentos no início do ano.”, disse.

Ana Monteiro, professora de Marcolândia, também avaliou o momento de forma positiva. “Valeu muito a pena. Foi um momento muito especial e muito esperado por todos nós. O palestrante é uma pessoa incrível, onde tratou do assunto a partir da sua experiência vivida da sua família, que realmente chamou a nossa atenção. É importante ver o que tem por trás do nosso aluno para que identifiquemos o problema e tente ajudar da melhor forma. Estamos com as expectativas muito boas e agradecemos aos gestores municipais por essa oportunidade.”, contou.

Damiana Irene, secretária de Educação de Caldeirão, afirmou que o objetivo foi trabalhar a humanização no ambiente escolar, partindo do professor, em prol da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.

Publicidade

“Precisamos enxergar o nosso aluno como ser humano, aquele indivíduo que precisa do nosso carinho e do nosso olhar. Não adianta só ter conhecimento pedagógico, se não tiver amor no coração. Duas palavras chaves bastante mencionadas pelo palestrante foi misericórdia e amor no coração. É isso que a gente precisa ter em nossa vida pessoal, como na vida profissional.”, disse.

Sobre a união dos dois municípios, a gestora afirmou que Caldeirão e Marcolândia, além de vizinhos, possuem um laço muito forte. “Pensamos em nos dar as mãos também na educação. A religião foi quem deu essa abertura a essa caminhada, que já tem nos dado bons frutos, e agora vamos nos abraçar para fortalecer a educação e a vida da nossa gente.”, pontuou.  

A primeira-dama e secretária de Educação de Marcolândia, Auxília Matos, contou como foi o primeiro dia da jornada pedagógica. “Um momento impar para a vida de todos nós profissionais da Educação. Essa palestra vem agregar com nosso conhecimento e prática docente. Tenho certeza que os profissionais saíram daqui renovados, com uma percepção diferente e atento a novas práticas de ensino”, afirmou.

Auxilia agradeceu ainda ao prefeito e a secretaria de Educação de Caldeirão pela acolhida e disse que a Jornada Pedagógica busca fazer uma troca de experiências entre os palestrantes e docentes, para que assim possa contribuir para uma mudança qualitativa no fazer pedagógico de todos, e com isso, a educação ganhar novos rumos.

O prefeito Dr. Corinto Matos, falou sobre a importância do momento realizado com os profissionais de educação e da união entre os municípios de Caldeirão e Marcolândia.

“É uma grande satisfação poder estar aqui nessa formação. Realizamos esse encontro integrado com o professor Geraldo Peçanha. Ações como esta abrem os horizontes e permitem que os nossos profissionais vejam a educação de uma maneira mais ampla, beneficiando os nossos alunos que precisam tanto do nosso apoio. Parabenizo as duas secretárias de Educação pela iniciativa e reforçamos nosso apoio enquanto gestor para cuidar da Educação.”, finalizou.

O prefeito anfitrião do evento, Filipe Gonçalves, falou da alegria de promover o encontro de abertura da Jornada Pedagógica em Caldeirão e em poder receber os educadores do município vizinho de Marcolândia.

“Estamos iniciando o nosso ano educacional com esse encontro integrado entre a Educação dos municípios de Caldeirão e Marcolândia com uma visão compartilhada de melhoria da Educação. A nossa ideia é gente motivar e humanizar ainda mais os nossos professores, aqueles que fazem a educação nos dois municípios, para que eles possam transmitir isso em sala de aula para termos um bom ano letivo e possamos avançar mais na educação.”, disse.  

O gestor destacou os investimentos que a sua gestão tem feito na Educação, desde melhoria da infraestrutura das escolas, com o objetivo de dar boas condições de acolhimento aos professores e alunos, mas também, com um olhar para o pessoal, que segundo ele, são parte fundamental no processo educacional. “Pra isso, concedemos o reajuste do piso salarial de 15,1%, acima do concedido pelo Governo Federal, e hoje estamos promovendo esse encontro com um palestrante renomado, iniciativas que vão refletir na nossa Educação.”, pontuou.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS