Connect with us

MUNICÍPIOS

Cooperativa de apicultores do sul do Piauí exporta mais 38 mil toneladas de mel para os EUA

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (12), a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), no centro sul do Estado do Piauí, fez o carregamento de mais dois containers de mel, contabilizando o oitavo da safra de 2016 que serão exportados para os Estados Unidos. Os dois containers juntos somam 38,400 toneladas de mel tipo ELA que foram vendidos para a empresa americana Lamex Food e segue seu destino via porto de Pecém no Ceará.

A fiscalização dos lotes e emitiu o Certificado Sanitário Internacional (CSI) foi feita pelo fiscal federal agropecuário Eduardo Piauilino Mota. Já entraram no entreposto da cooperativa da safra deste ano, 235 toneladas de mel, sendo que desse total já foram exportados 153,600 toneladas de mel para os Estados Unidos.


Os apicultores de dez municípios ligados á cooperativa mista dos apicultores da microrregião de Simplício Mendes (Comapi) tem ao longo dos anos contado com o apoio de parceiros importantes na atividade apícola, tais como: A associação beneficente Fraternidade São Francisco de Assis (FFA) cujo presidente é o padre Geraldo Gereon, Governo do Estado através do Programa de Combate a Pobreza Rural (PCPR), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedet), Fundação Banco do Brasil e Banco do Brasil e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).  Outro parceiro importante da cooperativa na apicultura é o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O Sebrae tem apoiado e capacitado os produtores da cooperativa de Simplício Mendes, estimulando assim o empreendedorismo. Vamos continuar trabalhando a alta estima desses apicultores e dando todo apoio necessário para que esse empreendimento se torne cada vez mais forte e assim consiga a sua sustentabilidade”, explicou Mercês Dias, gestora do Projeto Apis Semiárido Empreendedor do Sebrae para a reportagem do Portal AZ.

“A inserção da cooperativa no mercado externo é uma realidade. Estamos apoiando os apicultores em programas e ações que envolva a disseminação da cultura empreendedora, marketing internacional, prospecção de novos mercados e fornecedores globais, além de participação em feiras, missões internacionais e congressos. Inclusive já está confirmada a participação dos apicultores ligados á cooperativa da microrregião de Simplício Mendes (COMAPI) no Congresso Brasileiro de apicultura que acontece de 04 a 06 de maio em Fortaleza capital do Ceará” acrescenta.

Portal AZ

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS