Connect with us

Itainópolis

Prefeitura de Itainópolis promove capacitação para fazedores de cultura do município

Publicado

em

Em uma iniciativa voltada ao fomento das manifestações culturais e artísticas locais, a Prefeitura de Itainópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu nesta sexta-feira (29), uma capacitação, qualificação e formação no setor audiovisual para os fazedores de cultura do município.

O evento foi realizado na Câmara Municipal e aconteceu durante todo o dia, reunindo a participação de fazedores de cultura de diferentes segmentos, como músicos, artesãos, cantores, entre outros.

Autoridades municipais também estiveram presentes, entre elas a advogada, Dra. Suzana Leal, secretária municipal de Cultura e Turismo, o assessor do município, Dr. Moisés Júnior, secretário de Administração, Expedito Lopes, Chefe de Gabinete, Marilene Aguiar, vereadores Sandegy Mario, Elvis Aguiar e Maria dos Remédios Santos, presidente da Câmara.

O evento foi iniciado com a contribuição do professor Francisco Ladeira, representante da Fundação Dr. Rusan Bastos, que trabalha com assessoramento aos municípios em diferentes segmentos.

O ministrante abordou sobre a Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc e outras medidas que serão adotadas pelo município de Itainópolis com o intuito de continuar captando recursos para o setor cultural.

“O Ministério da Cultura está orientando os municípios brasileiros a criarem seus sistemas de cultura e fóruns de debate, e aí vamos diagnosticar por segmentos, quantos fazedores de cultura existem nos municípios. Nosso trabalho é orientando o município de Itainópolis a fazer esse diagnóstico e daí vai nascer um plano de trabalho, para poder trabalhar as políticas públicas da cultura. Num primeiro momento foi feito aqui um chamamento público, que os fazedores de cultura se cadastraram e houve um seminário” explicou ele em entrevista ao Cidades Na Net.

Francisco Ladeira também parabenizou o município e destacou os benefícios da capacitação e do incentivo à cultura. “A Prefeitura de Itainópolis está de parabéns por estar investindo na cultura local. E a Lei Paulo Gustavo é isso, incentivar a economia local através da cultura. Essa formação visa de fato, estar aqui orientando esses profissionais a estarem se capacitando a trabalhar, a mostrar as potencialidades do município e consequentemente cada segmento mostrar aquilo que tem de melhor na cultura local e regional. Essa é a primeira etapa e depois vamos ter outros editais”.

Também integrantes da equipe da fundação, o professor Guilherme Bascarenhas, ministrou uma capacitação sobre o audiovisual, abordando sobre todo o processo de captação, edição e produção de vídeos; e a professora Luciana Cantuários, do setor de licitação, orientou os fazedores de cultura sobre os editais, destacando entre outros pontos, sobre a elaboração dos projetos e prestação de contas.

O artista conhecido como Luizão do Amor, que participou da capacitação, falou sobre a importância do momento. “É muito bom, uma oportunidade ímpar para nós artistas de Itainópolis. É uma forma de muitas fazedores de cultura poderem se enquadrar melhor no meio artístico. Eu sou fazedor de cultura, vocalista, tem outros amigos que participam junto com a gente e isso é muito bom para nossa cidade. É um investimento que a cultura precisa, chegou numa boa hora e vai ajudar nós artistas da cidade. Espero que esses incentivos continuem e venham a complementar nosso trabalho artístico”.

A secretária de Cultura, advogada Dra. Suzana Leal, agradeceu aos presentes e disse que o intuito é trabalhar pelo desenvolvimento da cultura local. “Primeiramente gostaria de agradecer ao prefeito Miguel Rodrigues pela oportunidade e ao vereador Elvis pelo apoio que vem nos dando. Agradecer a presença de cada um de vocês fazedores de cultura e dizer que estou a disposição para ouvi-los. A Secretaria de Cultura é uma secretaria totalmente nova. Será um trabalho desafiador, mas vamos dialogar, quero ouvir cada um de vocês, suas ideias, para juntos buscarmos desenvolver e fazer com que a cultura se fortaleça no nosso município. Hoje estamos dando um passo importante com essa capacitação, e vamos seguir buscando iniciativas que promovam o desenvolvimento do setor cultural no nosso município”.

O vereador Elvis Aguiar, disse que Itainópolis é uma terra de talentos e que a gestão municipal tem incentivado a cultura. “É um momento muito importante para Itainópolis nesse início, trabalhando a Lei Paulo Gustavo, montando a Secretaria de Cultura, através da Dra. Suzana Leal e sua equipe, para desenvolver a cultura do nosso município. Itainópolis é um celeiro de músicos, tem artesãos, paisagistas, então é um incentivo que o município, buscando através do Governo Federal, para capacitar esses agentes culturais. Itainópolis tem um número grande de fazedores e cultura, e o município, através da gestão do prefeito Miguel Rodrigues rapidamente aderiu ao programa e está dando esse incentivo. Serão várias etapas e tivemos hoje essa importante capacitação”.

Ele ainda destacou que os fazedores de cultura tem oportunidades de ampliarem seu trabalho e que a gestão pública vem buscando apoiar o setor. “Aqui a exemplo temos Frank Aguiar, que há 30 anos saiu daqui com uma mochila nas costas para levar a música para São Paulo, Rio de Janeiro. Um piauiense da nossa cidade, que conseguiu. Tem também o Nirvardo Paz e outros mais, que são espelhos para esses novos artistas. Vale levar em consideração que hoje vivemos uma nova geração, existe a evolução. Essa capacitação hoje mostra isso, a informática, a evolução, as possibilidades de uma maior visibilidade para o seu trabalho. E há 20, 30 anos, as coisas eram mais difíceis, e hoje não, a internet tem uma eficácia muito importante. Os agentes culturais dessa nova geração tem essas ferramentas para poder trabalhar. E nós, como representantes públicos, como vereador, estamos dando incentivo e buscando apoio junto a órgãos, juntamente com o prefeito Miguel Rodrigues, o Governo do Estado e Governo Federal” concluiu.


Facebook

MAIS ACESSADAS