Connect with us

Jaicós

Praça no povoado Santo Antônio será denominada de Ana Maria Oliveira

Publicado

em

Um Projeto de Lei de autoria da vereadora Francisca de Paiva Carvalho, a Francisca de Manin, foi aprovado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Jaicós, realizada nesta sexta-feira (08).

Através do Projeto de Lei n° 03/2024, será denominada de Ana Maria de Oliveira, a praça pública localizada no Povoado Santo Antônio, zona rural do município de Jaicós.

Segundo o projeto, Ana Maria de Oliveira nasceu no ano 1923, no município de Picos na localidade de Várzea Grande, filha de Rumualdo Marques de Oliveira e Maria Leonarda do Espírito Santo. Casou-se no dia 16 de julho de 1940, aos 17 anos de idade, com Marcos José de Sousa, que é natural da comunidade Santo Antônio, município de Jaicós, aonde ela veio com ele morar.

“Ana Maria de Oliveira foi Mãe de cinco filhos, sendo eles; Francisco Marcos de Sousa, José Marcos de Sousa, Maria Ana de Sousa, Eduardo Marcos de Sousa e Maria dos Remédios de Sousa. E como a maioria das mulheres daquela época era agricultora, alfaiate e também rendeira, transmitindo seus conhecimentos de alfaiataria para varias mulheres daquela época, inclusive a sua concunhada Teresinha de Moura e Sousa, com quem tinha bastante amizade. Gozava de boas relações com a família do esposo e com toda a sua vizinhança aqui no Povoado Santo Antônio” destacou a vereadora propositora da homenagem.

Ela também disse que no ano de 1956, Ana apresentou problemas de saúde, tendo que se deslocar junto com seu esposo e seus filhos ainda crianças, da sua localidade para ficar aos cuidados de sua mãe, que morava na localidade Barra do Jatobá, município de São Jose do Peixe, hoje município de São Miguel do Fidalgo, deixando sua vizinhança sob grande comoção com a sua partida para uma localidade distante.

Segundo a vereadora, Ana Maria de Oliveira teve seu estado de saúde agravado e veio a falecer ainda muito jovem, aos 36 anos de idade, em novembro de 1959. “Após seu falecimento, seu esposo e filhos retornaram para sua terra natal, ainda no finalzinho do ano de 1959, onde tiveram que continuar suas atividades agrícolas, mesmo com a imensurável perda de uma grande esposa e mãe que foi Ana Maria de Oliveira” concluiu.

Publicidade

Assista a sessão na íntegra e veja fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS