Connect with us

Jaicós

Prova SAEPI é aplicada nas escolas de Jaicós e vai avaliar desempenho e aprendizagem dos alunos

Publicado

em

Alunos da Rede Municipal de Educação de Jaicós, realizam nestas terça-feira (29) e quarta (30), a prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), que tem o objetivo de diagnosticar o nível de aprendizado dos estudantes.

Estão participando da avaliação os estudantes das escolas Francisco Crisanto de Sousa, Padre David Ângelo Leal, Líria Maria da Cruz Alencar, da sede do município, e Damásio Eugênio e Cariolano Alves, das localidades Esquisito e Pau do Inxuí, respectivamente.

Na avaliação, que estão sendo realizada apenas com as turmas de 3º e 6º anos, os alunos respondem questões de Língua Portuguesa e Matemática, para avaliar o nível de conhecimento nas duas disciplinas.

No município, as provas estão sendo aplicadas hoje desde o período da manhã, e seguem nesta quarta (30), nos dois turnos.

Em entrevista ao Cidades Na Net, o secretário municipal de Educação, Antônio de Pádua, o Tontonho, explicou que a avaliação acontece através de parceria entre o município e estado.

“A prova SAEPI é uma avaliação externa do Estado do Piauí. Para realizar a mesma primeiro foi feita um parceria entre o estado e o município, através do programa estadual de educação na idade certa. Jaicós está entre os cinco primeiros municípios que aderiu a esse programa, e agora está fazendo a aplicação da prova SAEPI”.

O gestor da educação explicou que através da prova, os recursos do ICMS Educação serão destinados aos municípios. “Essa prova vai nos ajudar, onde o estado do Piauí vai repassar os recursos através do ICMS Educação. O estado faz a a avaliação e a partir o desempenho dos alunos, vai repassar os recursos do ICMS Educação aos municípios. Hoje está sendo avaliado 3º e 6º anos, porém, na avaliação o 3º ano é equivalente ao 2º e o 6º ao 5º, porque essa prova era pra ter sido realizada no final do ano, mas devido a pandemia, foi adiada para agora”.

Publicidade

Tontonho explicou também que os municípios que tiverem os melhores resultados na avaliação, serão premiados. “Eles vão pegar a avaliação, verificar, e partir disso, as escolas que tiverem melhor desempenho no estado do Piauí, que é um total de 150 escolas, eles vão fazer uma premiarão. E as escolas que não se saírem bem na prova, também receberão um incentivo, para que se equivale a qualidade da educação às demais”.

O secretário ainda destacou que o resultado da avaliação será importante também para que o município possa verificar como está o desempenho dos seus alunos.

“O resultado também vai nos servir de alerta para que possamos ver como se encontra o conhecimento dos nossos alunos, que voltaram recentemente para as salas de aula. A partir disso poderemos avaliar qual interferência podemos fazer para melhorar a qualidade da educação nessas turmas”.

Sobre o SAEPI

O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) é um instrumento de análise do desempenho escolar e da aprendizagem dos alunos das redes estadual e municipais de ensino.

Criado ano de 2011, o SAEPI fornece indicadores completos, confiáveis e representativos sobre toda a rede pública de ensino do Piauí.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS