Connect with us

DESTAQUES

XV Festa e Missa pelo Vaqueiro e Agricultor mantém tradição e enaltece a cultura em Monsenhor Hipólito; fotos

Publicado

em

Um verdadeiro sentimento municipalista e de valorização da cultura nordestina foi evidenciado mais uma vez na cidade Monsenhor Hipólito neste domingo, 07 de maio.

A XV Festa e Missa pelo Vaqueiro e Agricultor realizada pela gestão “Servir ao povo” do prefeito Djalma Policarpo, que já é tradição no município, reuniu centenas de pessoas entre vaqueiros e entusiastas. O evento promovido com o tema “A fé de um povo que ama o seu trabalho e a sua cultura” teve apoio das Secretarias de Agricultura e de Cultura.

A programação iniciou logo cedo com alvorada no bairro Trizidela onde a vaqueirama se reuniu e foi servido um farto café da manhã.

Imagem aérea por Dugrazy Filmes

Na concentração estiveram presentes, o prefeito juntamente com a primeira-dama Josefina Policarpo, os secretários: Luiz Antônio (Educação), Bricio Bezerra (Saúde), Izabel Feitosa (Agricultura), Joyce Bezerra (Governo), Doralece Policarpo (Administração), Bidaca (Obras), João Batista (Finanças), o presidente estadual do Progressistas e ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; o prefeito de São João da Varjota, José Barbosa; além dos vereadores hipolitanos: Mário Michelin (presidente da Câmara), Doracelma Policarpo, Clemilson, Senhor de Bento e Lino da 020.

O prefeito declarou felicidade ao promover mais uma edição e destacou que agricultores e vaqueiros são figuras presentes na economia do município.

“É a valorização do homem nordestino que é forte, o piauiense e o hipolitano, o vaqueiro, o agricultor, o homem do campo, aquele que trabalha e produz, gera renda e emprego, trabalho e mão-de-obra no nosso município. Essa é uma vivência cultural no município e a população aqui está prestigiando”, destacou.

A secretária de Agricultura, Izabel Feitosa, agradeceu a gestão pela realização da festa, a presença dos vaqueiros e da população.

Publicidade
Imagem aérea por Dugrazy Filmes

“É um momento muito importante, muito feliz e muito esperado durante o ano por todos os agricultores”, dsse.

Ex-prefeito´, Timá, no uso da palavra elogiou a festa e o prefeito Djalma. “É uma das festas mais esperadas pelos vaqueiros e agricultores. Estamos aqui hoje com muita satisfação em saber que nosso prefeito trabalha a cultura nordestina que é a vaqueirama e a agricultura”, falou.

O presidente estadual do Progressistas, Joel Rodrigues, saudou as autoridades. “Parabenizo o prefeito e sua equipe por valorizar o vaqueiro e essa festa tão bonita que é a marca nordestina. Quero saudar todos e parabenizar os vaqueiros por essa grande festa”, parabenizou.

O convidado de honra da festa, o prefeito de São João da Varjota, José Barbosa, fez uso da palavra e elogiou a festa em Monsenhor Hipólito.

“Estou vindo conhecer Monsenhor Hipólito em um momento muito bom, ver essa festa e prestigiar você [Djalma] como amigo, um cidadão que administra com muita responsabilidade e presteza. Estou feliz por estar com vocês”, falou Barbosa.

Gessi José Nogueira, conhecido como Gessi Vaqueiro, de 62 anos, falou que a festa para ele é uma alegria.

“Só alegria e satisfação, uma boa presença do prefeito que está comandando a cidade”, declarou.

Durante a manhã, a festa foi animada pelos aboiadores Romário e Clezim, juntamente com Damião do Acordeon.

Após a concentração, os vaqueiros seguiram em cavalgada ao som das toadas dos aboiadores passando pelas principais ruas e avenidas da cidade em direção à Igreja Matriz de Santa Ana para a celebração da missa.

Na abertura do ato sagrado, na entrada do templo houve apresentações culturais com Paula Santos, Yan Gabriel (homenagem às mães) e Luís Augusto que declamou poema aos agricultores e vaqueiros. A cerimônia em respeito e honra ao vaqueiro e agricultor foi presidida pelo padre Sérgio Leal.

Na missa o padre destacou que a fé move o agricultor a continuar o labor no campo mesmo quando ele vê a terra seca. O vaqueiro é motivado ao sair de casa logo cedo para cuidar do rebanho.

Na cerimônia foram homenageados os falecidos representados pelos familiares: Joaquim Gomes Neto, Valdemar Policarpo, Francisco Simplicio Bezerra, Francisco Inácio Catarino e Jose Antônio Gomes. Luis Gonzaga Bezerra foi homenageado pelos 92 anos de idade.

Famílias se emocionam durante as homenagens

No encerramento da missa houve a reza da Oração pelo Vaqueiro e em seguida todos cantaram parabéns para os aniversariantes do mês de maio.

Almoço e show com Edy Sacana & Banda

A gestão do prefeito Djalma ofertou um farto almoço para centenas de pessoas no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Publicidade

Na parte da tarde a festa do vaqueiro e do agricultor foi animada por Edy Sacana & Banda e foi marcada pelo sorteio de vários prêmios.

VEJA MAIS FOTOS DA CAVALGADA, MISSA, ALMOÇO, SHOW E SORTEIO DE PRÊMIOS

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS