Connect with us

Padre Marcos

PADRE MARCOS | Programa é lançado e vai acompanhar cerca de 300 alunos no processo de alfabetização

Publicado

em

Muitas crianças brasileiras concluem o ciclo destinado à sua alfabetização sem estarem plenamente alfabetizadas, um problema que pode comprometer o seu futuro educacional.

Para mudar essa realidade e alfabetizar as crianças no momento certo, o Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Padre Marcos firmaram uma parceria para garantir a melhoria do ciclo de alfabetização na rede pública de ensino, por meio do PRO Alfabetização na Idade.

A iniciativa do Governo do Estado do Piauí visa implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

O programa foi lançado nesta sexta-feira, 05 de outubro, em um evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a participação de gestores escolares e professores das escolas onde o PRO Alfabetização será implementado.

O evento foi realizado em três momentos – a abertura, realizada pelo secretário de Educação, Eraldo Carvalho, a apresentação do programa, realizada pela coordenadora municipal, Maura Leal, e a formação dos professores, conduzida pelas formadoras Luzimar Carvalho e Lucilene Dias.

Publicidade

Em entrevista, o secretário Eraldo Carvalho falou sobre o lançamento do programa. “Estamos lançando hoje essa iniciativa, que vem com essa proposta de inovar, trazendo novas práticas pedagógicas e auxiliando os professores para que a gente desenvolver nesses alunos as habilidades que eles precisam ter nessa etapa da alfabetização”, disse.

Segundo o gestor da Educação, o programa será implementado em quatro escolas com turmas de 1º e 2º ano. “Na sede, a escola José de Moura Leal, e na zona rural, as escolas Davi Severiano de Carvalho, no Riacho do Padre, Luís Lino da Silva, na Barra, e José Jubelino de Macedo, no povoado Canto Alegre”, disse. Nestas quatro unidades, cerca de 300 alunos serão acompanhados pelo programa.

O prefeito José Valdinar afirmou que fez a adesão do município ao programa por entender necessário a implementação de novas políticas educacionais com vistas a recuperar os prejuízos causados pela pandemia, quando as aulas tiveram que acontecer de forma remota.

Prefeito José Valdinar

“O nosso futuro passa pela educação, e a nossa gestão tem buscado todos dias investimentos para que a gente possa oferecer uma educação de qualidade, passando pela estrutura de transporte, escolas, alimentação escolar, mas, também, pelos professores, oferecendo uma formação para os docentes. Essas e outras iniciativas que venham para somar serão sempre bem acolhidas pela nossa gestão. Nós faremos o que for possível para melhorar os indicadores da educação.”, disse o prefeito.

Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS