Connect with us

DESTAQUES

Van que saiu de São Paulo é abordada por equipe de Padre Marcos e passageiros são testados

Publicado

em

Profissionais da Saúde e da Vigilância Sanitária do município de Padre Marcos realizaram, na tarde desta quarta-feira, 10 de junho, a abordagem e um veículo de transporte de pessoas que havia saído da cidade de Campinas, no estado de São Paulo, com destino ao interior do Piauí. Ação é parte do trabalho de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Na van estavam 10 pessoas do município de Padre Marcos. Três iam desembarcar na cidade, e outros sete iam para a região do povoado Riacho do Padre, zona rural.

A abordagem aconteceu por volta das 16h30, na rodovia estadual PI 243, no trecho entre as cidades de Belém do Piauí e Jaicós. Na ocasião, os dez passageiros que iam desembarcar em Padre Marcos foram submetidos ao teste rápido para a detecção do vírus causados da Covid-19.

“Testamos todas as pessoas, onde todos os resultados, graças a Deus, foram negativos”, disse Agda Érica, diretora do Hospital Municipal, que coordenou a ação.

Além da testagem, os profissionais da Saúde também orientam as pessoas que estão chegando de viagem sobre o período da quarentena. “Quando a gente recepciona a Saúde do município, juntamente com a Vigilância Sanitária, faz o processo de testagem dessas pessoas, a fim de verificar se essas pessoas vem ou não portando o vírus no organismo naquele momento. Após isso, indicado o isolamento de 14 dias, e após esse, as pessoas são liberadas a partir de uma avaliação médica”, disse.

Publicidade

Agda acrescentou que esse é um trabalho constante e de suma importância. “A gente tem feito isso sempre que chegam pessoas ao município vindas de outras regiões, a fim de evitar a entrada do vírus em nosso município e a sua propagação. Nesse caso aqui, nós entramos em contato com o proprietário do veículo. Ele disponibiliza a lista dos passageiros, e a gente então faz contato com as famílias para ver a possibilidade das pessoas cumprirem o isolamento na casa da família, tendo essa condição, ele cumpre lá mesmo, não tendo, a Prefeitura disponibiliza um local com alimentação para essas pessoas ficarem”, disse.

Na van, além dos dez passageiros de Padre Marcos, também tinham uma pessoa de Belém do Piauí e outra de Curral Novo do Piauí.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS