Connect with us

Picos

Conheça a história do “Beco da Raposa” em Picos

Publicado

em

A cidade de Picos é reconhecida pela sua pluralidade histórica, econômica e cultural. 

É neste cenário que o Portal Cidade Verde chega para dar voz à comunidade, contar as histórias e acontecimentos da “Capital do Mel” e da grande região que comporta mais de 50 municípios. 

Com este objetivo, apresentaremos nesta segunda-feira (25) a história do tradicional “Beco da Raposa”. Um anexo comercial que interliga as duas feiras livres de frutas e também de vestuário e utilidades.

O “Beco da Raposa” surgiu na década de 1940, alguns anos depois da construção do Mercado Público. É um espaço onde reina a variedade de produtos e por onde passam centenas de pessoas diariamente.

Essa movimentação é o que atraiu o feirante, Domingos Veloso da Silva, de 60 anos. Há mais de duas décadas ele possui uma barraca de acessórios masculino e feminino e conta que o trabalho no “Beco da Raposa” é uma grande diversão.

“É um espaço muito bom que circula centenas de pessoas durante todo o dia. Infelizmente com o passar dos anos as vendas tem caído um pouco, mas continuamos aqui ativos mantendo nosso trabalho. Aqui é uma diversão, passamos o dia trabalhando que a gente nem vê”, pontuou o comerciante.

Publicidade
Feirante Domingos Veloso

Ao longo da extensão do anexo, dezenas de feirantes expõem seus produtos, negócio que perpetua gerações como na família da senhora Matilde da Silva Ferreira.

“Aqui começamos o negócio e hoje quem toma de conta é o nosso filho. Esperamos continuar ainda por muitos anos aqui”, disse a feirante.

A história

Segundo historiadores, O “Beco da Raposa” leva esse nome devido os homens frequentarem o local no período da noite, onde haviam bares, lugares para jogos e também prostíbulos. Daí a semelhança ao animal. 

Atualmente, o comércio no local é regulado pela Prefeitura de Picos que cobra uma taxa pelo uso do espaço. 

Fonte: Cidade Verde |Fotos: Paula Monize/cidadeverde.com

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS