Connect with us

Picos

PICOS | Comércio segue fechado até o dia 10 de maio, segundo decreto emitido hoje (30)

Publicado

em

O prefeito municipal de Picos, Padre Walmir de Lima, apresentou na manhã desta quinta-feira (30) um novo decreto no qual continua a reafirmar as medidas de enfrentamento ao coronavírus. Todos os prazos foram estendidos, a fim de se evitar aglomerações.

Os comércios do município seguem fechados até o dia 10 de maio, assim como foi prorrogada a circulação de transporte coletivo e reativação das aulas.

“O aumento do número de casos fez com que prorrogássemos, até dia 10 de maio, a permanência do fechamento do comércio, exceto os casos já destacados no primeiro decreto. Também prorrogamos a circulação do transporte coletivo até dia 15 de maio. Sobre o retorno das aulas, a nossa intenção é de retornarmos no dia 31 de maio, caso tudo permaneça como está. Já com relação à organização de eventos, achamos por bem não definirmos nenhuma data para a retomada desses eventos”, disse o prefeito.

Ele pontuou que esta não é uma decisão fácil de ser tomada, especialmente pelo fato de que há pressão por parte dos empresários a fim de que o comércio seja reaberto. Ele enfatizou que a arrecadação municipal também sofre com tudo fechado.

“Uma decisão como essa é muito difícil de ser tomada. Tivemos uma reunião no início da semana para discutirmos e tomarmos a decisão de qual seria o momento mais acertado para a volta do comércio, pois sabemos a importância dessa volta. O município também é prejudicado pela falta de arrecadação do ICMS. Recebi o ofício dos comerciários e respondi que estaria analisando até o dia 30 a possibilidade de reabertura, se não houvesse nenhum acréscimo. Nós chegamos a preparar esse plano de reabertura, mas, com o aumento dos casos, fomos unânimes em prorrogar a reabertura do comércio”, frisou.

Publicidade

Padre Walmir destacou que assim que houver diminuição dos casos, ou caso se mantenha no mesmo número, o comércio local volta a funcionar, mas, caso isso não aconteça, é preciso que todos estejam conscientes de que medidas duras serão tomadas.

“Nossa intenção é de que os casos diminuam, mas os casos continuarem aumentando como está, teremos que tomar medidas mais severas, quem sabe prorrogando o período de isolamento”, declarou.

Está obrigado, também, o uso de máscaras por todos os picoenses a partir da data de hoje. O Governo Estadual já havia emitido obrigatoriedade sobre isso, mas o municipal reafirmou a ideia a âmbito local.

Decreto 59-2020 Novas Medidas de Emergência de Saúde prorrogação coronavirus 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS