Connect with us

DESTAQUES

Secretaria de Saúde de Picos realiza “Dia D contra a Influenza”

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos realizou na manhã deste sábado (04) uma solenidade alusiva ao “Dia D” de Combate ao vírus Influenza, aberta a todo o público, especialmente os grupos prioritários que devem receber a vacina.

Estiveram presentes na abertura da Campanha Contra a Influenza, o Secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos; a coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco; e vários servidores da SMS.

De acordo com a coordenadora Valdivânia, a campanha teve início em 10 de abril, voltada para três públicos distintos: puérperas, crianças de seis meses a seis anos de idade e gestantes, pois, segundo ela, foram os segmentos que não alcançaram a meta no ano passado. Desde o dia 21, a vacinação se estendeu para os demais públicos.

“São vários os grupos. Temos os idosos, os professores, os profissionais da saúde, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas e o mais novo grupo, os policiais civis, militares e bombeiros. A campanha vai até o dia 31 de maio e só aqui em Picos temos 16.030 pessoas na lista. Muitas delas já se vacinaram, mas falta um bom número. Por enquanto, não há uma parcial, mas nos próximos dias a teremos. Contudo, temos praticamente um mês ainda pela frente. Ano passado conseguimos nossa meta que foi 94,3%, sendo que o Ministério exige 90%. Esse ano queremos mais gente do que ano passado”, afirmou a coordenadora.

Valdivânia disse ainda que somente hoje todos os postos estão abertos, até às 17h00 para vacinação. A partir de segunda-feira (06), somente aqueles que possuem sala fixa que são: PAIM, Belo Norte, Belinha Nunes, Cecília Neri, Antenor Neiva, Ipueiras, Morada do Sol, Passagem das Pedras, Canto da Várzea, Lagoa Comprida e Junco.

Publicidade

O Secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, relatou que é função da repartição dar exemplo ao atingir a meta da campanha. “Temos a expectativa de atingirmos a meta mais uma vez com Picos dando exemplo, a nossa Secretaria de Saúde dando exemplo. Tenho certeza que, com o trabalho que é desenvolvido pela nossa equipe de imunização, vamos conseguir atingir, mais uma vez, nosso objetivo”.

O secretário disse ainda que os insumos necessários para a campanha já foram pedidos antes mesmo do início e durante, a fim de que não haja interrupção nas vacinações por falta de material. “Está tudo preparado. A Secretaria está preparada. As vacinas estão chegando normalmente. Qualquer problema com a vinda de algum insumo, nós faremos o pedido pelos custos da secretaria”.

O empresário José Brito, de 63 anos, esteve na SMS nesta manhã e relatou a importância de se tomar a vacina.

“Esta é a primeira vez que estou vindo me vacinar. E a gente sabe o quanto é importante a campanha para que não adoeçamos. É através dessa vacina que vamos evitar uma doença mais grave. Ela não é para que a gripe não venha, ela é para que, quando a gripe vier, ela venha mais fraca, sem causar muitos danos à saúde”, disse ele.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS