Connect with us

MUNICÍPIOS

Prefeitos de Vera Mendes, Campo Grande e Toninho de Caridade prestigiam lançamento do Projeto Viva o Seminário

Publicado

em

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), deputado Francisco Limma (PT), lançou ontem, 18, em Picos o Projeto Viva o Seminário. O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com a presença de representantes de 39 municípios.

Imagem: Hernanes MouraSecretário destaca importância do projeto(Imagem:Hernanes Moura)
Secretário destaca importância do projeto

Segundo a organização, o seminário visa esclarecer sobre o projeto, principalmente para o público a que é direcionado, grupos de produtores rurais com interesses comuns, organizados em associações ou cooperativas. Eles é que vão definir sobre o investimento e apresentar propostas coletivas para fortalecer, no que se refere à organização e a produção do grupo.

Imagem: Hernanes MouraMesa de honra(Imagem:Hernanes Moura)
Mesa de honra

Além do secretário Francisco Limma, participaram do seminário o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha,) diretor geral da Adapi, Antoniel de Sousa Silva(Toninho de Caridade); os  prefeitos de Vera Mendes, Milton da Silva Oliveira, prefeito de Campo Grande, Francisco José Bezerra (Dr. Tico),  Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Marcolândia e Alagoinha do Piauí, vereadores, secretários municipais e líderes comunitários.

Imagem: Hernanes MouraPúblico lotou o auditório da UFPI em Picos(Imagem:Hernanes Moura)
Público lotou o auditório da UFPI em Picos

O projeto foi dividido em quatro eixos prioritários: Desenvolvimento Produtivo, Educação Contextualizada, Desenvolvimento Interinstitucional e Gestão de Projetos nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé e Vale do Sambito beneficiando vários seguimentos como a cajucultura para aproveitamento da castanha e pedúnculo, além de produção de cajuina; a caprinocultura; hortaliças e outros projetos produtivos que podem ser implementados no Semi-árido.

As ações do Projeto terão investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 106 milhões, com co-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), apoio do crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura e ainda do PRONAF e contrapartida dos beneficiários.

Imagem: Hernanes MouraRepresentantes de entidades puderam se manifestar(Imagem:Hernanes Moura)Representantes de entidades puderam se manifestar

Uma das exigências para ser beneficiário do Viva Semiárido é ser produtor rural, residente nos municípios de atuação e desenvolver atividades produtivas agrícolas e não agrícolas de forma associativa vinculada aos arranjos produtivos apoiados pelo projeto. O projeto O Projeto Viva o Semiárido (PVSA) é um esforço do Governo do Estado para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais. Com informações da Assessoria do SDR

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS