Connect with us

Francisco Macêdo

Prefeitura de Francisco Macedo promoverá 3ª Conferência Municipal de Cultura

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, através da gestão do prefeito, Nonato Alencar, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, promoverá no dia 27 de novembro, a 3ª Conferência Municipal de Cultura. Na ocasião haverá a solenidade de inauguração oficial do Centro de Produção Artesanal e Cultural Genésio de Carvalho Neto. As atividades terão início a partir das 8h com credenciamento e lanche e prosseguirá durante toda terça-feira.

De acordo com a agente cultural, Niedja Mendonça, o evento tem como objetivo resgatar e apresentar as potencialidades culturais do município, ao mesmo tempo em que haverá reunião da comissão em prol da discussão sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura. O evento é voltado para o público em geral. Durante a ocasião, haverá palestra explicativa sobre a importância da Secretaria Municipal de Cultura e suas ações na sociedade, bem como também articulações necessárias para a existência do Fundo Municipal de Cultura. No decorrer do encontro será realizada exposição e participação de artesãos, músicos, culinária local entre outros destaques.

“As ações e o desenvolvimento cultural não se resumem apenas ao direito cívico, mas a participação da sociedade como um todo, no que se refere ao conhecimento e a inclusão social,  tendo em vista às oportunidades que oferecem aos jovens, principalmente aos que se encontram em situações de vulnerabilidade social para que esses se distanciem da marginalidade. É importante a realização da conferência porque resgata e valoriza algo que pode estar obsoleto, esquecido, ou seja, resgata os princípios culturais da cidade” pontuou a agente cultural.

Ainda de acordo com a agente cultural, será realizado eleição de conselheiros municipais de cultura e elaboração do plano. Após elaboração, o plano seguirá para o processo de normatização judicial para vigorar de acordo com a lei. O plano contará com delegações onde essas atuarão com intuito de representar o município em conferências regionais, estaduais e nacionais.

“Com a criação do plano teremos a agenda cultural do município onde haverá o calendário das datas e atividades comemorativas de Francisco Macedo e, assim também estaremos aptos a participar de eventos regionais, estaduais e a nível nacional” acrescentou.

Publicidade

O prefeito municipal, Nonato Alencar, falou sobre a reforma e construção do centro de produção artesanal. O gestor destacou que é mais uma iniciativa da administração visando a evolução proporcionado qualidade de vida com inclusão social. Nonato aproveitou para fazer o convite à toda população para prestigiar a solenidade de inauguração do prédio e participar das atividades.

“O centro artesanal é mais uma forma de promover o bem-estar ao povo de Francisco Macedo. Nele estarão os jovens, os artistas, os artesãos e é um benfeitoria que serve para todos os franciscomacedenses. Eu tenho orgulho em trabalhar para o crescimento do município, para a evolução cultural e de todas as dimensões sociais. Minha preocupação, e ao mesmo tempo meu prazer, é sempre trabalhar para o crescimento da cidade” declarou Nonato.

Entre as atividades culturais do município de Francisco Macedo, está o Arraiá di Nóis tudim, evento tradicional instituído por lei e inserido no calendário cultural do município.

A reforma de pintura e decoração do prédio ficou a cargo do artista plástico Danilo Souza, da cidade de Glória, na Bahia.

 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS