Connect with us

DESTAQUES

VILA NOVA 27 ANOS | Cavalgada e missa valorizam a figura do vaqueiro nordestino

Publicado

em

Com o objetivo de manter viva a tradição e resgatar a cultura local, que é tão importante no município e na região, na tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, Vila Nova do Piauí promoveu a 4ª Cavalgada e Missa do Vaqueiro.

O evento faz parte do calendário municipal e integra a vasta programação preparada em alusão aos 27 anos de emancipação política-administrativa e, recebe autoridades e vaqueiros locais e de toda a região.

O tradicional encontro de vaqueiros é idealizado pelo ex-vereador Nena Dantas e recebe o apoio da Prefeitura Municipal que tem a frente o prefeito Edilson Brito, do vice-prefeito Manoel Bernardo e da Câmara de Vereadores. Neste ano, o evento também contou com a organização do vereador Roberto Moura e do ex-vereador Reinaldo Jovelino.

A recepção aconteceu na residência do organizador, Nena Dantas, na localidade Lagoa do Provisio, local em que foi iniciada a Cavalgada que percorreu cerca de 5 km até a sede da cidade.

Clesinho e Romário Aboiador foram responsáveis por animar o percurso com cantorias e toadas. A locução ficou por conta do Edvaldo de Picos, a voz do povo. Admiradores de cavalgada também acompanharam o evento, e logo uma extensa fila de carros e motos também tomaram conta do percurso.

O percurso foi concluído em frente ao adro da Igreja Matriz de Santo Antônio, onde a vaqueirama e a população em geral se reuniu para acompanhar a tradicional Missa do Vaqueiros, que por mais um ano foi celebrada pelo padre Fernando Amando, que abordou sobre Santa Luzia, padroeira dos vaqueiros.

“Estamos aqui para rezar pelos vaqueiros de Vila Nova e da região, rezar pelas famílias de Vila Nova no aniversário de 27 anos de emancipação política. Rezar também pela administração, pelo prefeito Edilson, vereadores e secretários pedindo proteção a Santa Luzia, que hoje é o dia dela. O município está de parabéns por essa belíssima homenagem aos vaqueiros e agradeço o convite é sempre bom rever vocês”, falou o Pe. Fernando.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, deu às boas vindas aos presentes, proferiu uma bela mensagem de homenagem aos vaqueiros e agradeceu a todos que participaram e contribuíram com a realização do evento.

Publicidade

“Hoje é mais um dia de muita alegria no município, estamos celebrando a nossa 4ª Cavalgada e Missa do Vaqueiro, são quarto ano que contribuímos na gestão para a realização deste espetáculo que reúne várias pessoas de toda região. Agradeço em nome de todos os vila-novenses, ao Nena que se dispôs e cumpre há todos os anos a realização da cavalgada junto aos demais organizadores. Agradeço em nome da gestão, em nome do prefeito Edilson, a todos que vieram abrilhantar e prestigiar o nosso evento, ficamos muito felizes com a presença de todos. Agradeço a presença do Padre Fernando, que aceitou o convite e abrilhanta a nossa missa. Agradeço a todos os amigos, secretários, vereadores, vaqueiros e vaqueiras, e a todos que contribuíram com a realização desta grande festa”, disse

O prefeito Edilson Brito, fala da alegria em poder contribuir por mais um ano na realização deste evento que busca repassar a tradição e a importância do vaqueiro e do agricultor para as novas gerações.

“É um prazer imenso hoje estar na 4ª Cavalgada de Vila Nova do Piauí. Com o coração transbordando de alegria quero agradecer a cada um de vocês que aqui estão, porque é uma tradição da nossa cidade”, disse o gestor.

Em seu discurso, Edilson Brito, ainda saudou a todos e agradeceu a cada um que contribuiu com a realização do evento, em especial ao organizador Nena, que se dispõe a cada ano na realização da cavalgada e ao padre Fernando, que atendeu o convite mais uma vez.

O vice-prefeito, Belim Leal, saudou a todos os presentes e agradeceu ao Nena pela organização da cavalgada e a todos que participaram, contribuíram e patrocinaram o evento.

“Quero agradecer aos responsáveis pela organização dessa bonita festa, e dizer que nós estamos na 4ª Cavalgada e nosso intuito é que continue cada vez mais, cresça o número de participantes e que a gente sempre possa trabalhar em prol do homem do campo e dos amantes da vaquejada”, pontuou

Roberto Moura, vereador e presidente da câmara, falou da importância de resgatar a cultura local e nordestina e agradeceu a todos que participaram e contribuíram com a organização do evento.

“A nossa cavalgada resgata a tradição dos vaqueiros no sertão, agricultores, pecuaristas e os homens do campo, este evento que é tão importante no nosso município. Este é o meu esporte, a vaquejada. Este legado trago comigo através do meu avô e do meu pai, e hoje, tenho muito orgulho, pois os meus filhos também gosta da vaquejada, da cavalgada. Agradeço ao Pe. Fernando e parabenizo a toda organização e a todos os vaqueiros que participaram e fez parte deste belíssimo todo o evento”, disse

O ex-vereador Reinaldo Jovelino, que fez parte da organização e percorreu o percurso montado num jumento dócil, que chamou atenção de inúmeras pessoas, em especial da criançada também fez uso da palavra e agradeceu a presença de todos que atenderam o convite. “Foi uma cavalgada linda, organizada e muito especial que mantém viva a nossa tradição”, destacou.

Por fim, Nena Dantas, explicou como se deu a i inciativa para realização da Cavalgada desde o processo de criação do Projeto de Lei até a sua aprovação, agradeceu ao apoio de todos, em especial ao incentivo e todo amor e carinho que recebe da sua esposa, dona Teresa, e em seguida falou com emoção.

O sentimento é de gratidão a Deus, a todos que nos acompanharam, ao padre Fernando. É com muita alegria e dedicação que estamos na quarta Cavalgada e Missa do Vaqueiro em Vila Nova do Piauí. Um trabalho que resgata a cultura e mostramos as novas gerações a importância desses encontros. Vila Nova tem uma gestão que contribui e incentiva a cultura, por isso, agradeço ao nosso prefeito, Edílson Brito, por ter acreditado na minha proposta e contribuído com a realização das cavalgadas, ao vice-prefeito Belim. Agradeço aos vereadores, em especial no nome da pessoa do nosso presidente da câmara, Roberto Moura e ao Reinaldo Jovelino, que ajudaram na organização; ao ex-prefeito Arinaldo; a todos os secretários e contribuintes. Agradeço de coração aos meus amigos vaqueiros que aceitam convite. O meu desejo é que estejamos todos reunidos no próximo ano realizando mais uma linda festa. Obrigado!”, destacou.

_Presenças

Prestigiaram o evento, o prefeito municipal, Edílson Edmundo de Brito, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Ana Carolina, o vice-prefeito, Manoel Bernardo – o Belim; o secretário de Governo, Erivan Brito e a sua esposa Almerinda Luz; a secretária de Educação, Antônia Maria; Edinete Brito; o ex-prefeito Arinaldo Leal; o ex-vice-prefeito Adão Frutuoso; o advogado Felipe Navez.

Publicidade

Representando o poder legislativo municipal, estiveram presentes: o vereador e presidente da Câmara, Roberto Moura, e os vereadores Deijano Lima, Flávio Sousa, Crégio França. O ex-vereador Severo Sousa; o ex-prefeito de Alegrete do Piauí, Edilton Alencar; lideranças políticas, empresários, amantes da vaquejada e da agricultura.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS