Connect with us

Wall Ferraz

WALL FERRAZ | Prefeito Guilherme Maia participa de ato ‘SEM FPM NÃO DÁ!’ e cobra solução para queda nos repasses do Governo Federal

Publicado

em

Em busca de uma solução para queda das receitas de Wall Ferraz, o prefeito de Guilherme Maia, também conhecido por ‘Galeguinho Trabalhador’, está cumprindo agenda político-administrativa, em Teresina, nesta quarta-feira, 30 de agosto, onde participou de mobilização municipalista contra as quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A mobilização denominada de ‘SEM FPM NÃO DÁ!” foi organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e teve início concentração em frente a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) e reuniu mais de 200 prefeitos de todo o estado que buscam soluções para as dificuldades financeiras encontradas pelos municípios.


Clique aqui e veja fotos da mobilização!


Após concentração, os gestores seguiram para a parte interna da Assembleia Legislativa do Piauí, onde participaram de reunião com a bancada de deputados estaduais.

Na pauta, os gestores estão reivindicando soluções para as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Recentemente, o prefeito Guilherme Maia esteve em Brasília, juntamente com outros gestores do Piauí, onde participou de reunião com a bancada federal e encontro municipalista com a presença de prefeitos de todo o Brasil em busca soluções para as dificuldades encontradas pelos municípios.

Publicidade

Em entrevista ao Portal Cidades na Net, que acompanha de perto a mobilização dos prefeitos em Teresina, o prefeito Guilherme Maia destacou as dificuldades que os municípios estão encontrando para se manterem em dias por conta da queda nas receitas.

“Participamos dessa mobilização muito preocupados para manter o pagamento em dias, principalmente, da folha de pagamentos, em julho tivemos uma queda de 34%, neste mês de agosto em 22%, então é muito difícil manter uma gestão em dias tendo uma redução de receitas, principalmente, em um município pequeno como Wall Ferraz que não tem arrecadação própria”, frisou.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, comentou sobre a mobilização e ressaltou as principais preocupações da entidade municipal com relação as quedas de receitas dos municípios.

“É uma mobilização que foi encaminhada a todos os presidentes regionais do Nordeste, há uma sincronização nas ações e das pautas também, e hoje, mais de 200 prefeitos confirmaram participação na mobilização. Os gestores estão aflitos com as constantes quedas de transferências constitucionais para os municípios e isso é muito preocupante, pois ao mesmo tempo que nos preocupamos com a folha de pagamento, com os fornecedores temos que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde não podemos ultrapassar o limite de 54%, mas quando se mantém uma mesma grade administrativa e cai o recurso, automaticamente, a folha irá subir o índice e isso prejudicará a administração municipal”, afirmou.

Após o momento municipalista, Toninho fez uma avaliação da mobilização e destacou que uma comissão de prefeitos estarão reunidos com o presidente Lula amanha, 31. “Essa mobilização é para mostrar para a sociedade, mostrar para o Governo, a situação delicada que os municípios estão passando. Aqui foi lida e apresentada uma carta dos prefeitos piauienses relatando todas as dificuldades para o presidente Lula e amanhã ele irá receber uma comissão de quatro prefeitos para que possamos mostrar as dificuldades que passamos e pedindo a ele um auxílio financeiro para que possa recompor as perdas desses meses com a queda da arrecadação, então é muito importante, pois um Brasil de inclusão se faz com todos os municípios fortes”, garantiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS