Connect with us

POLÍCIA

Delegacia registra por dia cinco golpes cometidos com uso de aplicativos

Publicado

em

Segundo a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática são registrados em média cinco boletins de ocorrência sobre esse tipo de crime todos os dias em Teresina. De acordo com a polícia, uma das práticas mais comuns é a clonagem de aplicativo de mensagens e a golpes durante venda e compra de produtos em site.

O enfermeiro André Luis recebeu uma ligação que informava que ele havia ganhado um promoção para passar a festa de Réveillon no Rio de Janeiro. A princípio a vítima estranhou a ligação, mas acabou cedendo informações aos golpistas.

“[O criminoso] Falou assim: só vai cair um código ai no teu celular que precisa para desbloquear aqui. Nisso ele me enviou o código e me perguntou. Logo após eu disse para ele, e nesse momento a ligação ficou muda. Desliguei e fui olhar minha rede social, e apareceu uma mensagem dizendo que já estava cadastrado em outro celular”, contou a vítima.

Segundo a polícia, o golpe mais comum é o roubo de uma rede social de conversa. Os criminosos usam o acesso total aos contatos e histórico de conversas para pedir dinheiro emprestado para amigos e parentes, se passando pela vítima.

Nos meses de outubro e novembro quatro pessoas foram presas envolvidas em golpes de compra e venda de produtos na internet. Mas grande parte desses criminosos estão fora do estado, o que dificulta a recuperação de valores furtados.

Publicidade

De acordo com o delegado Anchieta Nery, titular da Delegacia de Crimes de informática, é preciso atenção na hora de negociar qualquer produto pela internet. “A gente tem uma multiplicidade de modalidades golpes ou estelionato. Tem aqueles praticados quando faço a clonagem do aplicativo de mensagem, ou aqueles em que eu faço quando a pessoa está negociando produtos em sites de venda direta. Muitos piauienses ainda estão caindo nesses golpe”, contou.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS