Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do Piauí realiza sessão e vereadores de oposição discursam na tribuna  

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou, no último sábado, 24 de abril, mais uma sessão de ordinária. Os trabalhos foram conduzidos pela vereadora Luzitânia Reis, presidente da mesa diretora da Casa.

Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei nº 005/2021, que institui a Política Municipal de Educação Ambiental no município.

No segundo expediente, os parlamentares oposicionistas ocuparam a tribuna da Casa e fizeram diversas reivindicações em prol de melhorias para o município.

A vereadora Zuleide Costa, começou agradecendo a Deus pelas chuvas registradas, quando a parlamentar frisou que a mesma veio para beneficiar o povo.

A parlamentar se solidarizou com as famílias que perderam seus entes.  “Quero aqui lamentar a morte da senhora Eloia, de um filho de Sansão que veio a óbito em São Paulo em decorrência da Covid e de seu Alfredo do Cajueiro. Quero deixar minha solidariedade as famílias e que Deus conforte o coração de cada um […].

Publicidade

A vereadora cobrou mais medicamentos para a farmácia básica. “Fui procurada por uma senhora que toma remédios diariamente para pressão. São três tipos de medicamentos, um o hospital não fornece e dois fornecia antes e agora só está fornecendo um, então peço que isso seja solucionado, porque medicamentos para tratamento de hipertensão sempre havia na farmácia, então espero que seja resolvido”, disse.

A vereadora ainda fez um questionamento em relação  a carga horária de funcionários.  “Na UBS  do povoado Cajueiro tem duas funcionárias, ambas efetivas para serviços gerais, porém uma trabalha somente até meio dia e a outra tem que trabalhar o dia todo, então se o concurso das duas são para o mesmo cargo, porque uma tem que cumprir a carga horária completa e a outra não?”,  indagou.

Ela também abordou sobre a ambulância do município que está em Paulistana.  “Com relação a ambulância acho interessante um fato, quando ela era de responsabilidade do então prefeito Dr. Agenilson ela estava abandonada em Paulistana, hoje que está sobre a responsabilidade do prefeito Joaquim Neto, não está abandonada? Está guardada na oficina!. Para a gente ver como só sabe da situação quem passa, não é fácil lidar com a gestão pública, tinha gente imaginando que fosse mais fácil e hoje está vendo as dificuldades que ele(Agenilson) teve durante suas gestões, porque administrar não é simples, com muitos estavam pensando”, relatou.

O vereador Francisco Oseas, iniciou lamentando as mortes ocorridas no município. “Infelizmente faleceu seu Gregório filho de Sansão da Palma, seu Alfredo (meu tio de segundo grau), e dona Eloia (pessoa muito boa, a qual seu comércio era ponto apoio para quem vinha do interior, inclusive minha mãe), deixo  meus votos de pesar a todas as famílias”, disse.

Em seguida, ele parabenizou o deputado Georgiano Neto e o prefeito Joaquim Neto, pela perfuração dos poços, frisando que são obras importante paras as localidades beneficiadas.[…].

Publicidade

Dentre outros pontos, o vereador afirmou que na política tem marcação. “No momento que você entra para a política você já é um marcador, pois dificilmente vai fazer alguma coisa para seu adversário. Eu ouvia na gestão passada que não trabalhava com isso, nessa administração diz que não faz marcação, e isso não exite, pois fiquei sabendo que distribuíram umas cestas básicas, e não sei de nenhuma pessoas que não votou no prefeito, que tenha recebido, e isso, além de ser desumano, é feio, porque tem muitas pessoas que não votou, mas necessita”, […].

O vereador Antônio Rufino, agradeceu a Deus pelas chuvas registradas no município. “É a  salvação para nós que somos do sertão”, frisou.

O parlamentar também lamentou a morte da senhora Eloia. “Era uma pessoa que acolhia todo mundo”, disse ao  lamentar ainda pelas demais perdas, Alfredo e o filho de Sansão.

O vereador  afirmou que roço das estradas eram realizadas na gestão passada, e citou  ainda que encontrou com prefeito, e que o mesmo informou que vai inicia os trabalhos de recuperação da  estradas. “O papel  do vereador é cobrar, estou aqui para fazer isso e dizer a realidade”.

Ele finalizou citando que o município faz aniversário e ele também, pois é vereador desde a emancipação política de Patos do Piauí.

Publicidade

O vereador José Hélio, também agradeceu pelas chuvas. “Deus é bom, quando manda é para todos, sem discriminação”, comentou.

Em seguida, ele se solidarizou com as famílias, pelas perdas de seus entes, citando a senhora Eloia muito conhecida por todos. “Deus console  as famílias que perderam seus entes queridos e conforte o coração de todos que estão passando por esse momento difícil”, disse.

Ele ainda fez referência a um trecho do discurso do vereador Marlon  na sessão passada. “O vereador citou que ninguém tinha ganhado na mega sena para fazer isso ou aquilo. E não vejo por esse lado, o que a gestão passada fez bom e acho que tem seguir e se tem algo errado a gestão atual tem que procurar resolver os problemas que existe[…].

José Hélio voltou  falar sobre a ambulância. “Se a ambulância não estiver no meio da rua, eu não sei o que é, pois está lá pegando chuva e sol. E dizer que não muito distante, no primeiro mandato de Dr.  Agenilson, acho que essa mesma ambulância que foi batida e ficou várias dias em Jaicós e o próprio colega veio na tribuna cobrar”, acrescentou.

Ele ainda citou que todos vivem numa democracia e as opiniões devem ser respeitas.  E outro momento, acrescentou que as cobranças que faz são pertinentes.

Publicidade

Helim, repercutiu sobre a isulina em falta no município, quando disse não que citou o nome do município que trouxe o medicamento.  E ainda frisou que abordaram sobre a questão da isulina, mas ninguém disse que era mentira que estava faltando a medicação[…]. Ele ainda fez criticas  sobre como o assunto foi relatado nas redes sociais e pediu respeito com sua pessoa, assim como ele tem respeito.

“Vamos colocar o pé no chão e não tentar cobrir o sol com a peneira, sabemos que é dificultoso, eu falei aqui na primeira sessão que ele(prefeito) iria encontrar muitas dificuldades para administrar, como realmente está acontecendo […]”, disse o vereador.

Ele ainda ressaltou que não tem conhecimento de estradas no município que não foram feitas o roço na gestão passada[…]. E cobrou agilidade para iniciar a recuperação das estradas pelo menos nos ponto mais críticos, e que também seja feito um serviço na rua que dá acesso ao cemitério municipal, por está quase intrafegável.

 

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS