Connect with us

POLÍTICA

Deputados estaduais fazem avaliação sobre os primeiros 100 dias de Wellington Dias

Publicado

em

O Olho foi ouvir o que os deputados estaduais têm a dizer sobre os 100 dias do governo de Wellington Dias (PT). Entre críticas e avaliações positivas, confira o que os parlamentares disseram:

 

Foto: João Alberto / O Olho 

Flávio Nogueira Júnior (PDT)

“O governador é uma pessoa experiente, que já esteve à frente do Estado por oito anos e diante da crise que estamos vivendo no país conseguirá fazer e trazer o melhor para o nosso estado”

Foto: Thiago Amaral / O Olho

Wilson Brandão (PSB)

“Ele tem dito, reiteradas vezes, que recebeu o governo com uma série de problemas de natureza financeira. Eu acho que como deputado temos que dar uma trégua para que ele possa ajustar essas contas e a administração pública, para só então avaliarmos melho

Foto: João Alberto / O Olho 

Robert Rios (PT)

“Foram 100 dias de choradeira. Até agora ele não fez nada, só chorar, reclamar e colocar culpa no governo passado. Como que o Piauí passa por um momento difícil e o governador quer aumentar o tamanho do Estado. Acho isso um gesto irresponsável.

Publicidade
Foto: Ascom

Firmino Paulo (PSDB)

“Ele está tomando pé do governo. Mas, Wellington tomou posse em janeiro e até hoje faz mudanças na equipe e isso dá uma certa dificuldade à administração pública. A morosidade na formação da equipe está deixando a desejar”.

Foto: João Alberto / O Olho 

Evaldo Gomes (PTC)

“Sabe-se que nos 100 primeiros dias de governo pouco se fez. A não ser o governo fazer críticas ao governador [Zé Filho – PMDB], colocando as condições que o estado passa, segundo ele, mas algo concreto nada!”

  Júlio Arcoverde (PP)

Foto: João Alberto / O Olho 

“Wellington está adequando o Estado à situação financeira em que se vive o país, está regularizando as dívidas que recebeu, assim como as obras e estes 100 dias foram necessários para colocar a máquina para andar, principalmente nas áreas da saúde, educação, dando corte profundo na relação de condições especiais de trabalho e DAS’s para que a gente possa fazer uma redução de gastos com pessoal para haver economia e dar encaminhamento a mais de 100 obras que estavam paradas”.

Foto: João Alberto / O Olho 

Cícero Magalhães (PT)

“Ainda não é prematuro para se avaliar. Sabemos que quando o governador assumiu, o Estado estava no CAUC, impossibilitado de fazer qualquer convênio com o governo federal e de receber qualquer demanda, pois a Lei de Responsabilidade Fiscal estava sendo extrapolada. Isso foi consertado, com dificuldades, e lógico que o governo está fazendo aquilo que é necessário para funcionar de acordo com o interesse do povo”.

Legenda

João Mádison (PMDB)

“Nota cinco para estes primeiros dias. O governador Wellington Dias, quando assumiu, fez muitas promessas. Mas estou vendo que o estado não melhorou em nada. A saúde continua a mesma: hospitais do interior parado, como em Corrente, as estradas cheias de buracos, as coisas ainda não foram feitas como prometidas na campanha. Esperamos que isso possa acontecer, até porque ele tem o apoio da presidenta Dilma e pressupõe-se que ele possa fazer algo diferente”.

Publicidade
Foto: João Alberto / O Olho 

Flora Izabel (PT)

“O governador e sua equipe têm muita organização e planejamento para o Estado. O Piauí tem esse sentimento de que a máquina está se organizando. Hoje nós já estamos dando contrapartida em diversas obras. Estamos trabalhando com afinco na Segurança, área que merece atenção em todo o Estado. São situações positivas que estamos vivendo no Piauí, para que o povo tenha mais tranquilidade para viver com sua família e com toda a sociedade”.

Foto: João Alberto / O Olho

Gustavo Neiva (PSB)

“A administração ainda está patinando na resposta, pois sentimos que a população não está satisfeita. Vemos o clamar da população na área da Saúde, com falta de medicamentos nas farmácias, os hospitais regionais ainda sem funcionar, como o de Corrente, que está com as portas fechadas, e temos que dar uma resposta imediata. O discurso de que pegou o Estado quebrado, com dívidas, não é a resposta, pois a Saúde e a Segurança não esperam este tipo de postura”, cobra o socialista por maior velocidade nas decisões do governo.

Legenda

Edson Ferreira (PSD)

“Em todo governo, de uma maneira geral, percebemos existem dificuldades que são peculiares. Mas pela experiência de Wellington por ter sido governador do Piauí por duas vezes, a gente esperava um governo que tivesse mais recursos. Há um caos generalizado na saúde e educação. Está deixando a desejar e deveria ser um governo de mais resultado. Na minha avaliação é um governo regular”

Foto: João Alberto / O Olho

Georgiano Neto (PSD)

“Nós temos uma expectativa muito grande na pessoa do governador Wellington Dias, pela experiência, por estar iniciando o seu terceiro mandato, que foi iniciado com muitas dificuldades, oriundas pela crise mundial e por alguns desajustes da administração passada. Acreditamos na sua força de trabalho e na sua facilidade de articulação, tanto aqui quanto em Brasília. Ele agora está mais experiente e mais bem relacionado para superar os desafios que o Piauí vai entrar nos próximos”.

Foto: João Alberto / O Olho

Dr. Pessoa (PSD)

“Dá sim para fazer uma avaliação, mas ainda é prematura. Acho que ele pegou uma Casa desarrumada. Ninguém contrapôs os assessores do governador com provas e fatos reais de que não havia ‘buracos’ no Estado. Se não disseram isso, tenho certeza de que o governo está certo no que diz. ‘Buraco feio, cavernas e estradas obscuras’ para consertar não é de um dia para outro”.

Publicidade
Foto: João Alberto / O Olho

Fernando Monteiro (PTB)

“O governador ainda está iniciando a sua administração, e como todos que se iniciam querem deixar a sua marca. O governador tem conseguido superar os objetivos traçados, como adequar o Estado a Lei de Responsabilidade Fiscal e tirar retirar o Piauí da inadimplência. Agora com a reforma administrativa é que o governo vai começar a deslanchar, ter a sua marca e a partir daí as coisas vão andar mais rapidamente”.

Foto: João Alberto / O Olho

Dr. Hélio (PTC)

“A nossa avaliação é positiva. O primeiro momento vai exatamente para trazer o Estado para a condição de normalidade, retirar do CAUC e firmar novamente parcerias. Agora é hora de construir políticas importantes para o Piauí, como nas áreas de Segurança, que tem sido dado um choque com a Força Nacional, bem como a reestruturação da Saúde. O governo tem tido a competência e o compromisso necessário para trazer uma possibilidade de governança maior e melhor que é disto que o Piauí precisa”.

Foto: João Alberto / O Olho

Liziê Coelho (PTB)

“O governo tem que esse tempo para planejar, discutir saber que medidas vai tomar. É normal ter muitas críticas, mas isso é necessário porque o momento ainda é de discussões. Espero que daqui pra frente o governo possa andar ainda melhor”.

Foto: João Alberto / O Olho

Fábio Xavier (PR)

“O governador Wellington Dias pegou o Estado com uma dificuldade extrema. Digo isso, porque peguei uma pasta e estou tendo sérios problemas em colocar ela em dias. Nós já temos a confiança no estado reestabelecida pela maneira firme e coerente que ele tem conduzido o seu governo logo nestes primeiros 100 dias”.

Foto: João Alberto / O Olho

Themístocles Filho (PMDB)

“É uma avaliação que compete melhor à opinião pública do que aos deputados da Assembleia. Eu gosto de fazer pesquisas, você consegue medir o que a opinião pública pensa ou não de um governo. Acho que se deve contratar um instituto para fazer esta aferição e saber o sentimento real do povo, pois agora pode ser que não seja tão real”.

Publicidade
Foto: João Alberto / O Olho

Severo Eulálio (PMDB)

“O que a gente percebe é uma grande dificuldade do Estado, muito lento e moroso. As questões do governo no interior ainda estão sendo discutidas. Algumas secretarias ainda com dificuldades na gestão. Espero que o mais breve possível o Estado possa andar, pois o povo tem pressa”.

Foto: João Alberto / O Olho

Joel Rodrigues (PTB)

“É importante olhar as ações do governo como um todo. É preciso olhar para as dificuldades que o governador encontrou quando assumiu o governo. Os passos que estão sendo dados são positivos para o tamanho dos problemas que foram encontrados. Vejo de forma positiva esses 100 dias e a expectativa é a de que o governo avance ainda mais”

Foto: João Alberto / O Olho

Marden Meneses (PSDB)

“Vejo o governo atual como um replay, em câmera lenta, dos seus governos anteriores, dadas as dificuldades em que se encontram o país, pela desaceleração da economia, provocadas pela má gestão do país, que é do mesmo partido do governador Wellington Dias. Todo esse cenário, aliado a pouca inovação nos critérios utilizados para compor a sua equipe de governo, nos dão a impressão de que é um governo que ainda mais lento do que os seus governos anteriores.”

Rubem Martins (PSB)

“A Assembleia tem atendido as pretensões do governador com muita presteza. Não temos aqui um posicionamento completamente contra o governo do Estado. O que temos são projeções, sugestões, reclamações, quando estiver errado. Os projeto aqui na Casa, nestes 100 dias, tem andado com muita agilidade, como sempre ele pede”

Juliana Moraes Souza (PMDB)

“O que nós esperávamos eram soluções mais imediatas, já que o governador Wellington Dias voltou ao poder com tanta sede. Via-se muitas acusações aos ex-governadores Wilson Martins e Zé Filho e até agora não vimos nada de verídico. As propostas de mudanças no governo são fracas e ainda não conseguirão repercutir na vida do cidadão piauiense”

Publicidade
Foto: João Alberto / O Olho

Fábio Novo (PT)

“É um momento ainda de dificuldades, mas o governador tem conseguido arrumar a casa. Wellington deu o seu primeiro grande desafio lutando para que o Estado pudesse voltar a respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, através de uma conquista junto ao TCE-PI, quando conseguimos retirar os R$ 50 milhões gastos com o pessoal, sendo incluído na conta e isso volta ao patamar de respeito à Lei. E com isso abre perspectivas pra que uma quantidade de recursos que nós temos disponíveis para serem acessados de convênios para chegar no nosso Estado”

 

Fonte: O olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS