Connect with us

POLÍTICA

Ministro promete ajuda ao Iapep e diz que ex-gestores serão investigados

Publicado

em

O Ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, se comprometeu hoje (06) durante reunião com o governador Wellington Dias (PT), em buscar uma solução para sanar o déficit financeiro do Instituto de Assistência e Previdência Social do Estado do Piauí (Iapep). A reunião faz parte de uma intensa agenda que o governador cumpre esta terça-feira e amanhã em Brasília.


Foto: Neblina Orrico

Wellington Dias relatou ao ministro que o Piauí deixa de investir cerca de R$ 610 milhões por ano em obras, hospitais, segurança pública, e outras áreas fundamentais para a população, para utilizar esses recursos para completar a folha de pagamento de aposentados e pensionistas. “Esses pagamentos deveria ser feitos através do fundo criado pelo IAPEP”, destacou o governador durante conversa com o ministro.

Segundo Wellington Dias, a diferença que o Governo do Estado paga para previdência representa cerca de 8% da receita corrente líquida. Diante da situação, Carlos Gabas se comprometeu ajudar a encontrar uma solução para o problema. “Faremos um estudo rápido”, ressaltou.

Ficou acertado que um grupo de trabalho será formado entre os especialistas do Ministério da Previdência e a equipe do Estado coordenada pela vice-governadora Margarete Coelho (PP) que está responsável pela questão do Iapep. Segundo ela, é fundamental conseguir reequilibrar o instituto previdenciário do Piauí para que o Estado possa voltar a investir nas áreas mais importantes para a população. Como medidas, a vice-governadora acredita ser possível a contenção de gastos ilegais, a adequação à lei e a busca por ativos.

“Estamos prontos para fazer e com a ajuda do Ministério da Previdência queremos fazer com a maior transparência possível”, afirmou.

Publicidade

Ex-Gestores

Durante a reunião, o ministro anunciou que os antigos responsáveis pela gestão do Iapep podem ser responsabilizados pelo déficit do Instituto. Segundo Gabas, o Ministério Público já foi acionado para investigar o caso.

Também participaram da reunião com o ministro, em Brasília, o secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, e o diretor geral do IAPEP, Marcos Steiner.

 

Fone: Cidade verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS