Connect with us

DESTAQUES

“O programa dá passos para frente ou para trás”, diz governador sobre o plano de retomada das atividades

Publicado

em

Em pronunciamento no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias (PT) lançou nesta segunda-feira (8) o Pacto de Retomada Organizada – o Pro Piauí, que define a retomada das atividades a partir dessa semana.

O governo divulgou os protocolos com as exigências para a reabertura das atividades. As primeiras serão a construção civil,  serviços de saúde (psicologia/fisioterapia e terapia ocupacional) e setores automotivos.

O governador garantiu que o programa não é “irresponsável” e foi definindo ouvindo vários setores.

“É um programa que dá passos para frente ou para trás”, disse o governador.

Wellington Dias assinou decreto que institui o Pacto de Retomada Organizada cria o comitê técnico de monitoramento.  O governo apresentou medidas que os empresários terão que adotar no estado, além de dados do diagnostico do vírus no estado.

Publicidade

O governador pediu que a sociedade mantenha medidas de isolamento. Segundo ele, a abertura deve ocorrer de forma responsável.

“Prorrogado as medidas de isolamento social. Vamos endurecer a fiscalização. Estamos entrando em uma nova fase, mas para não precisar regredir, temos que seguir de forma organizada. E preciso ter segurança. Vamos trabalhar com a segurança, vigilância, Ministério do Trabalho. Vamos fazer fiscalizações”, disse.

O governador afirma que a partir do lançamento, o Piauí entra em uma nova fase de combate a doença.

“Iniciamos uma nova fase. Uma fase cuidadosa e cautelosa. E uma fase de muita  responsabilidade. Abri muitas conversas com os Poderes, com as pessoas da ciência, empresários, trabalhadores e membros do Ministério Publico. Fiz uma visita pessoalmente ao prefeito Firmino Filho. Temos uma perspectiva de estabilização. Embora crescimento, estamos indo para estabilização tanto na transmissibilidade e taxa de ocupação de leitos e óbitos”, disse.

Ele defendeu a necessidade de parcerias com os prefeitos e setores da sociedade.

Publicidade

Com o lançamento foi criado um comitê técnico para acompanhar a reabertura. O governador destacou a tendência de queda da transmissibilidade.

“A transmissão do vírus em tendência de queda. A redução de colapso na capacidade hospitalar.  Vamos trabalhar medidas como busca ativa para reduzir óbitos. Ainda tem muita gente com medo de ir a rede de saúde. Cometemos alguns erros como no sentido de proteger os profissionais de saúde, ficamos esperando o teste. Agora temos equipes de casa em casa para fazer o tratamento mais cedo. Evita mortes e pressão por UTI. Vamos intensificar as barreiras para evitar importação do vírus. Vamos ter sistema de regulamentação como forma de entrada de pacientes de outros estados”.

“O uso de máscaras ainda é o principal meio de proteção. Não podemos relaxar. O simples ato de lavar as mãos. Esse dois são grandes resultados”, afirmou.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS