Connect with us

Sem categoria

Mel fica em segundo lugar na pauta de exportações do estado

Publicado

em

A cada ano vem aumentando a quantidade de exportações do mel produzido no estado, este já é o segundo ano consecutivo que se mantém em segundo lugar na pauta de exportações do Piaui.

Apesar da situação da seca, bastante evidente na região semiárida, o investimento e aplicação em tecnologias e capacitação em assistência técnica, se consegue superar e conviver com o clima mantendo a produção e a qualidade do produto.

De acordo com o diretor geral da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), Antônio Leopoldino Dantas, o mel do Piauí tem um diferencial por ser tipificado, devido a fauna e flora nativa da região que ainda mantém uma agricultura rudimentar e livre do uso de agrotóxicos.

No ano de 2014, o Piauí ficou em segundo lugar na pauta de exportações, tendo um acréscimo de 30% em relação a 2013. Já neste primeiro semestre de 2015, os números ultrapassam as estatísticas do mesmo período do ano passado, segundo o diretor, o aumento ultrapassa os 30%, perdendo somente para a soja.

“Isso tem um resultado econômico e social bastante significativo, a gente tem muito a comemorar, se tratando de economia local, o que tem aumentado significativamente a renda das famílias, e contribuído para esse bom desempenho na pauta das exportações do estado”, diz Antônio Leopoldino.

Publicidade

Todo o trabalho e investimento em relação a tecnologia, é voltado à preservação para que não haja perda os enxames. No período onde se agrava a questão da estiagem, as abelhas são migradas para o estado do Maranhão até que o período mais ameno com temperaturas mais baixas e com a presença de precipitações pluviométricas quando os enxames são trazidos de volta ao Piauí, para produzirem perante o florescer das plantas nativas. Uma produção que tem aumentado significativamente a renda das famílias apicultoras da região.

 

Portal Grande Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS