TCE-PI: municípios com ‘decreto de emergência’ não poderão realizar carnaval e festejos
Publicado por: Iago Sousa | Data: 02/02/17
Comments 0

TCE-PI: municípios com ‘decreto de emergência’ não poderão realizar carnaval e festejos

O Ministério Público de Contas, através do procurador-geral Plínio Valente, solicitou ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) que determine aos gestores que tenham decretado calamidade, situação de emergência, atraso no pagamento de servidores ou dificuldade financeira, que se abstenham de realizar gastos com festividades carnavalescas.

O conselheiro-substituto Alisson Araújo acrescentou à solicitação ministerial que esta abstenção se estenda à realização de festejos.

Por maioria dos votos, a Corte de Contas acatou tais solicitações e determinou que os gestores dos municípios que se encontram nas citadas condições se abstenham de realizar gastos com festividades.

O conselheiro Luciano Nunes trouxe para o debate a questão de municípios que lucram com festas de carnaval e festejos, que são consideradas atrações turísticas. “É como se sacrificasse a população para punir um gestor”, pontuou.

Porém, o conselheiro-substituto Jackson Veras argumentou que a solicitação ministerial é pertinente. “São incompatíveis os gastos com festividades se o município não está quitando demais dívidas ou se decretou situação de emergência”, finalizou.

Diante da decisão da Corte de Contas, os municípios que descumprirem tal determinação ficarão sujeitos a devolução do valor gasto e a possível reprovação de contas, consoante previsto na Lei Orgânica do TCE-PI  (Lei nº 5888/2009).

Fonte: Portal R10

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA

Bolsonaro diz que vai rever contratos de publicidade do governo

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, voltou a dizer que vai rever contratos de publicidade do governo a partir do ano que vem, quando assume o Palácio do Planalto. “Tomamos conhecimento

DESTAQUES 0 Comments

Preço médio da gasolina cai e registra menor valor em 6 meses

A Agência Nacional de Petróleo (ANP), divulgou nessa sexta-feira (07), dados que apontam que o preço médio da gasolina terminou a semana em queda nos postos de todo o país

POLÍTICA

Com dificuldades de articulação, base de W.Dias na Alepi será pontual

O governador Wellington Dias (PT) tem encontrado dificuldades para defender seus interesses na Assembleia Legislativa do Estado. Além de possuir uma minoria como bancada na Casa, a atual base governista