Connect with us

Jaicós

Câmara quer preservação da história, arte e cultura do município de Jaicós

Publicado

em

O plenário da Câmara Municipal de Jaicós aprovou, em sessão realizada na manhã desta sexta-feira, 23, um Requerimento solicitando a implantação de um museu de preservação da história, arte e cultura do município de Jaicós.

De autoria conjunta dos vereadores João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho – MDB, e Dalvenisa da Conceição Nascimento, a Mocinha – PSD, o Requerimento é direcionado ao prefeito Ogilvan da Silva Oliveira e à secretária municipal da Cultura, Alessandra Leal da Costa.

“Preservar a história e a memória do ser humano sempre foi um grande desafio. Nesse contexto, os museus exercem um significado extremamente relevante, sendo um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar o passado é conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade das futuras gerações.”, diz o Requerimento.

Com o museu, os autores pretendem promover o desenvolvimento cultural, inclusive, do patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico do município de Jaicós, bem como, a produção intelectual de seu povo, considerado o principal patrimônio do histórico município.

O Requerimento foi amplamente discutido pelos autores e recebeu manifestações de apoio dos vereadores Divino Macedo, Sirlene Lopes, Irmão Jessé, Robim Silveira e do presidente da Casa, Márcio Crisanto. Ao final, foi aprovado por unanimidade.

Publicidade

Bosquinho e Mocinha, vereadores autores do Requerimento

_Mais solicitações
Na mesma sessão, Bosquinho e Mocinha apresentaram outros dois Requerimentos conjuntos. Num deles, os parlamentares solicitaram do Governo Municipal a implantação de Unidade Mista de Saúde no Centro da cidade de Jaicós.

Dentre os objetivos, uma maior oferta no atendimento da saúde como um todo, descentralizando para outras áreas da cidade e desafogando outras unidades de saúde, exercendo, assim, um papel estratégico e importante no fortalecimento do assistencialismo e promoção à saúde.

Em outro, também para o Governo Municipal, solicitaram reformas e ampliação dos Postos de Saúde Lourdinha Crisanto, na sede, e Joana Carmina da Costa, situado na localidade Pau do Enxuí.

“Os Postos de Saúde ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada dos serviços de saúde no município. Elas oferecem a atenção básica à população, tendo como referência o Programa Saúde da Família. O Objetivo é melhorar a estrutura tanto para o atendimento à população, quanto para dar condições ao trabalho dos profissionais.”, justifica os autores.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS