Connect with us

DESTAQUES

CTA alerta para casos de sífilis em Picos e incentiva tratamento

Publicado

em

O número de casos de sífilis tem aumentado consideravelmente em Picos. Contudo, de acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Isabel Fontes, de certa forma isso é bom, pois é sinal de que as pessoas estão procurando realizar os exames, onde a doença é constatada e o tratamento é repassado para o paciente, a fim de que ele seja curado o mais rápido possível.

“O número de exames aumentou bastante. Com isso, pudemos diagnosticar um maior número de DST’s. A gente sabe que essas doenças só são diagnosticadas se realizarmos o exame. Após o carnaval, tivemos um aumento na demanda aqui no CTA. Tivemos um aumento nos casos de sífilis, pois a gente tinha 41 e agora estamos com 58 casos. Destes, foram identificados 27 casos em homens e 31 em mulheres, sendo 10 delas gestantes”, relatou a coordenadora.

Isabel Fontes reforçou ainda a necessidade das pessoas diagnosticadas levarem seus parceiros para o CTA, para que também possam realizar o exame e, caso constatado, realizem o tratamento juntos, ara que não haja recorrência da doença em nenhum dos dois.

“Aqui no CTA quando uma doença é diagnosticada, nós já encaminhamos para o médico. Esse paciente passa por uma conversa com o médico e este já lhe prescreve a medicação. Sífilis, como vocês sabem, tem cura. Então é só seguir a prescrição médica com benzetacil e ai já fica curado. É importante frisar que se traga o parceiro para que ele faça o exame e, caso constatado, faça o tratamento para que não aconteça a reinfecção. Porque o que acontece muito é isso: um dos parceiros faz o tratamento, o outro não faz, e a doença fica repetindo. Fica como em um ciclo. Por isso é preciso que ambos façam o tratamento juntos. Vale ressaltar também que é preciso que as gestantes venham e façam o tratamento corretamente, a fim de que os bebês não nasçam com a sífilis congênita”, alertou.

HIV/AIDS
Isabel Fontes disse ainda que houve aumento nos casos de HIV. “Até esta semana, foram identificados 15 casos de HIV. Todos eles foram notificados. Foram identificados nove casos de HIV em homens e seis em mulheres. Dessas mulheres, uma está gestante”.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS