Connect with us

DESTAQUES

Em Conferência Municipal, Vera Mendes discute política de Assistência Social

Publicado

em

A “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas” foi o tema da XI Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu no auditório da prefeitura, nesta quinta-feira, 27,  em Vera Mendes.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Vera Mendes, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, onde reuniu  profissionais, usuários da rede de assistência social e comunidade em geral para discutir  e contribuir  para a construção da Política de Assistência Social do município.

 Os participantes foram recepcionados com um café da manhã. Logo o evento teve inicio com apresentação de uma criança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Miqueias Dias, abriu a conferência. “Declaro aberta XI Conferência de Assistência Social, esse que é um importante espaço democrático, e peço a todos que ficam até o final para que  possamos juntos discutir e elencar melhorias para nossa política de assistência social”, disse.

A Secretária de Assistência Social, Andréia Sampaio, deu as boas vindas e pediu a colaboração dos participantes. “É nesse importante espaço onde vamos  propor e avaliar  toda a política municipal da assistência, tratando de estratégias para a melhoria dessa política. Temos muitos avanços implantado e a conferência com participação, a exposição de ideias  de vocês  vêm para fortalecer ainda mais”, afirmou.

Publicidade

O prefeito de Vera Mendes, Milton Oliveira, destacou a importância  da politica de assistência social, onde enfatizou que sua gestão tem dado apoio total ao desenvolvimento das ações. “Assistência social é uma grande prioridades da gestão trabalho e cidadania,  por ser responsável de cuidar e zelar pelos diretos dos mais necessitados. E esse evento de tamanha importância, pois é onde vamos explanar sobre  as reais necessidades  e sugestões para que possamos avançar e desenvolver  melhor a politica de assistência social”, disse  Milton, que por fim parabenizou  a Secretária e sua equipe pelo evento, manifestando todo apoio  de sua gestão.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, foi realizado a  palestra magna ministrada pela conferencista, a assistente social, Jakeline Borges, que explanou sobre a temática e apresentou os eixos norteadores da conferência.

Em seguida, os participantes foram divididos em quatro grupos e trabalharam quatro eixos temáticos propostos: eixo 1 – a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; eixo 2 – gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no suas; eixo 3 –  acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; eixo 4 – a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Dentre as propostas  apresentadas pelos grupos de trabalho, estão importantes deliberações, como  aumento de recursos para o município, aquisição de transporte próprio para assistência social, contrapartida do estado para construção do CRAS, destinação  de politicas de intersetoriais como estratégias de gestão e recursos para cursos profissionalizantes, manter programas de  nível  nacional, estadual e municipal, entre outros.

Ao final, também foram eleitos os delegados titulares e suplentes que irão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em Teresina. Representando as organizações governamentais, foram eleitos Mariana Campos (titular) e Miqueias  Dias (suplente), e representando as organizações não governamentais, Maria Juracélia (titular) e João de Deus (suplente).

Publicidade

No encerramento foi servido um almoço. Estiveram presentes também, o vice-prefeito, Valderito Daniel Martins (Caçulinha), a primeira dama e Secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, o Secretário de Obras,  José de Antônio, presidente da Câmara, Francisco Rodrigues das Graças, o Chiquinho de Adão, os vereadores Francisco da Vera e Mirlene Vera, além de profissionais do assistência social, do CRS, da saúde, e os grupos do SCFV.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS