Connect with us

DESTAQUES

Falhas em equipamento de monitoramento causa prejuízo, relatam pipeiros de Simões

Publicado

em

Supostas falhas no “G-Pipa”, sistema de monitoramento da logística de entrega de água por carros pipa, tem causado prejuízos aos proprietários de veículos que atuam na Operação Pipa no município de Simões.

Os relatos foram feitos por um grupo de pipeiros em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 12, com militares do 25º Batalhão do Exército Brasileiro, que coordena a operação. O encontro aconteceu no manancial onde são abastecidos os caminhões, situado no município de Jaicós.

Os pipeiros relatam que abastecem a pipa no manancial, em Jaicós, fazem o percurso até a família beneficiada, em Simões, mas o sistema não está reconhecendo. Renato José de Brito, proprietário de caminhão pipa, lembrou uma viagem que ele fez entre o manancial e o povoado Monte Santo, com 114 km de distância, não aprovada pelo sistema. “O prejuízo foi de 160 reais de combustível, mas 20 reais da água, além do desgaste do veículo e o trabalho do motorista”, disse. Somente no posto de combustível, ele disse que já acumulou uma dívida de 12 mil reais.

Com base no sistema, Renato não receberá pela viagem, pois o pagamento aos pipeiros somente é feito mediante comprovação da entrega da água, feita pelo programa eletrônico. Renato, relatou, ainda, que no mês de julho, deum total de 30 carradas de água que ele colocou, 11 não foram reconhecidas pelo sistema. E esse mês, mais 9 já foram recusadas.

Edvan Gomes dos Reis relatou que uma das viagens feitas por ele foi em seu caminhão foi registrada por uma equipe de reportagem da TV Clube, filial da Globo no Piauí, e acompanhada pessoalmente pelo Exército, desde o manancial até a cisterna da família beneficiada. O sistema, porém, não reconheceu a viagem. “A falha só pode estar no aparelho da TBK [fornecedora dos aparelhos]”, disse.

Publicidade

A solução apontada por ele seria a substituição dos aparelhos atualmente utilizados por equipamentos mais modernos, ou que o Exército designe pessoas para acompanhar o trabalho da Operação Pipa em Simões. O pipeiro convidou o Exército a visitar todas cisternas abastecidas por seu caminhão para comprovar a prestação do serviço.

Os pipeiros cobraram uma solução rápida, caso contrário, vão paralisar para não aumentar o prejuízo. Ivan José Gomes disse que já gastou 800 reais com combustível com seis viagens até a cidade de Picos para fazer a manutenção do aparelho.

Em conversa com a reportagem do portal Cidades na Net, o tenente Osmar, do Exército, disse que está região em outra missão, mas afirmou que vai fazer um relatório sobre os problemas relatados pelos pipeiros e apresentar no 25º Batalhão, no escritório responsável pela Operação.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS