Connect with us

DESTAQUES

Hemocentro de Picos pede o comparecimento de doadores de sangue

Publicado

em

Doação de sangue é um ato de fé e de amor ao próximo. Doar sangue é doar vidas! Esse é o lema do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Picos (HEMOPI). Mesmo com a demanda de doações suprir a necessidade de bolsas de sangue, a Diretoria do Hemopi de Picos pede à população para se dirigir até a instituição afim de realizar doações de sangue, visto que o número de doadores ainda é considerado baixo.

De acordo com a diretora, Karla Guimarães, cerca de 90% das bolsas de sangue são encaminhadas para o Hospital Regional Justino Luz (HRJL) que atende a micro e macrorregião de Picos.

“Mesmo com a nossa demanda de doações atender as necessidades, pedimos que as pessoas venham doar porque o número de doadores ainda é considerado baixo. Muitas vezes solicitamos bolsas de sangue de Teresina”afirmou a diretora.

Segundo a diretora, a realização de campanhas é uma iniciativa que visa incentivar e conscientizar a população para a importância da doação de sangue.

“As campanhas idealizadas e realizadas pela Diretoria do Hemopi e a Coordenação de Serviço Social é uma das ações que visa aumentar a demanda de doadores e é graças também a essas campanhas que conseguimos a colaboração das pessoas. No entanto, pedimos mais a colaboração para que as pessoas venham doar sangue aqui no Hemopi” destacou Karla Guimarães.

Publicidade

“As pessoas ainda não têm o hábito de doar com frequência. Muita gente doa hoje, por exemplo, e  só retorna depois dois ou três anos” ressaltou

“Realizamos campanhas em empresas, escolas, universidades, e no Exército que são os maiores doadores assíduos. Graças a Deus somos muito bem recebidos e os nossos pedidos são atendidos” acrescentou.

Outro fator de destaque com relação às doações é o cadastramento no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). O registro serve para cadastrar como doador de medula óssea.

“Há ainda uma escassez de doadores de medula óssea e esse tipo de doação também é muito importante” relatou a diretora.

Critérios para doação:

Publicidade

Para doações de sangue, segundo a diretora, os critérios básicos para a doação é que o doador tenha idade entre 18 anos e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar saudável e bem alimentado, portando documentos de identificação com foto. Em casos de doadores menores de idade é necessário o acompanhamentos dos pais.

O Hemopi de Picos é uma instituição localizada ao lado do Hospital Regional Justino Luz. Atua com o objetivo de captação de doação de sangue afim de atender a demanda tanto na cidade quanto da micro e macrorregião.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS